terça-feira, 29 de março de 2011

PARALISAÇÃO

  Nesta 5ªfeira, 31 de Março, os funcionários da educação das redes estadual e municipal farão paralisação de 24h cobrando dos governos melhores salários e condições de trabalho.
  Será feita uma passeata a partir das 10h da Candelária (centro do Rio)  até a Cinelândia.  Os funcionários estaduais reinvidicam um reajuste emergencial de 26% entre outras que deveram ser discutidas numa assembléia conjunto ao final do evento.
  Juntem-se a nós nessa luta que é de todos: pela valorização dos profissionais da educação, por uma escola pública de boa qualidade!
seperj.org.br

segunda-feira, 28 de março de 2011

Diferentes tipos de Energia

   Muitos alunos tem me perguntado sobre o problema da usina de Fukushima e sobre os problemas da energia nuclear. Tenho conversado com todos tentando mostrar os prós e contras de cada tipo de usina de geração de energia, os impactos ambientais e os cu$to$ de cada uma delas.

   Hoje encontrei uma reportagem muito boa no G1.com, mostrando tudo isso que meus alunos tem perguntado e a comparação entre cada tipo de usina. Lembrado que somos uma civilização dependente de energia e que para atender nossa demanda energética temos que fazer escolhas nem sempre populares, mas todos querem ter energia na tomada pra ligar o computador e a TV, e claro tomar banho quente no inverno.

   A energia nuclear é uma das mais seguras e economicamente viáveis, mas tbm muito perigosa em casos como o que aconteceu no Japão.  Alguns paíse não tem o potencial hídrico, solar e eólico que o Brasil tem, mas precisam se desenvolver e pra isso precisam de energia (é aí que entra a energia nuclear).
Leia o texto: g1.globo.com

Sepe esclarece "reajuste" da educação

   Ainda nem chegou o 1º de Abril, mas já anda rolando uns comentários, inclusive matérias publicadas em jornais de grande circulação, que o estado vai dar um reajuste salarial para os funcionários da educação(?!?).  Na verdade o que vai acontecer é uma antecipação da parcela do nova escola....e claro uma tentativa do governo do estado de minar a mobilização dos professores e demais funcionários da educação para uma grande greve da rede estadual de ensino, com reflexos nas redes municipais tbm.
   Todos nós já estamos acostumados com esse tipo de tática (dividir a categoria, com supostas melhorias, e debelar o movimento grevista sem atender as reinvidicações) para acalmar os ânimos e conter o "furor" grevista dos funcionários com salários mais do que defasados.  Típico do governo: fala muito, promete muito, gasta muito com propaganda, mas faz muito pouco e cumpre quase nada do que prometeu.
   Leiam o texto na íntegra: seperj.org.br

sábado, 26 de março de 2011

Prêmio do Cartão Vermelho

   Em Fevereiro participei do concurso/sorteio do blog do Cartão Vermelho e ganhei(!!!) um quadro do artista plástico Fouraux.  Esse que vcs tão vendo aí em cima.  Só que o Fouraux me disse que não tinha um quadro pronto e que iria fazer um exclusivo (putz, não é pra qq um!) pra mim, mas que ia demorar um pouco.
   Pois bem, ele me ligou essa semana pra ir buscar a "encomenda" prometida e foi uma grata surpresa...olha só que pintura (literalmente!).
   Meus agradecimentos ao camarada Fouraux e a sua esposa Cásssia, duas pessoas da mais alta qualidade, ao Álex Garcia e a toda equipe do blog Cartão Vermelho. Muito obrigado!

   Solange (minha esposa), Cássia e Carlos Fouraux.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Mais Dengue no Rio de Janeiro

   Já são 8.315 casos de dengue confirmados na cidade do Rio de Janeiro, contra 5.843 na soma dos dois anos anteriores --3.120 em 2010 e 2.723 em 2009.

   A Secretaria estadual de Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira (23) a morte de 18 pessoas por dengue no estado do RJ. Segundo a nota, as mortes foram notificadas nas seguintes cidades: Nova Iguaçu (2), Duque de Caxias (1), Magé (1), Cabo Frio (1), São Gonçalo (3), Maricá (1), Rio de Janeiro (6), São João do Meriti (2) e São José do Vale do Rio Preto (1).
    De 2 de janeiro a 19 de março, foram notificados 26.258 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro.

Leia mais em: g1.globo.com

Recadastramento de novo!

   A cada governo, às vezes no mesmo governo, somos chamados para fazermos recadastramento.
Fica a pergunta: O que fazem com todos os nossos dados? Perdem? O banco do estado com nossos dados não pertence a instituição?
   Parece-nos que a cada governo o banco de dados dos fucinonários vira pó.
   É claro que sabemos que muitas situações mudam. Pessoas saem do governo, pessoas entram. Mas, e nós que nos mantemos no mesmo lugar? Deviam nos poupar o tempo de cadeira que perdemos na fila para o bendito "recadastramento"
   Desde vez fizeram a fotografia digital e a identificação biométrica.A firma terceirizada salvou em seu banco de dados.
   Nas últimas eleições sabemos que nossas informações serviram para mala direta do governador.
   Fala sério!
   Leia mais em: blogpodegiz
COMENTÁRIO:
   Fui chamado pra fazer o meu recadastramento na terça 22/03 às 9h, o problema é que a lista com nomes, locais e horários só chegou na escola às 13:30h desse dia e só fui informado quando cheguei pra trabalhar de noite! Fantástico, não?  Lembro de já ter feito outros 4 (isso mesmo quatro) cadastramentos desde o governo Rosinha quando fui chamado pra trabalhar no estado e até hj essa identificação funcional não saiu, mas toda eleição eu recebo "cartinhas" de político pedindo voto. (putz, que merda!)

terça-feira, 22 de março de 2011

Analfabetismo funcional

   Esse texto é uma homenagem para quem gosta de usar a wikipédia como "referência" para todos os trabalhos escolares (ou tem preguiça de procurar em outros lugares).
   
   Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.
   Existem três níveis distintos de alfabetização funcional, a saber:
  • Nível 1, também conhecido como alfabetização rudimentar, concebe aqueles que apenas conseguem ler e compreender títulos de textos e frases curtas; e apesar de saber contar, têm dificuldades com a compreensão de números grandes e em fazer as operações aritméticas básicas.
  • Nível 2, também conhecido como alfabetização básica, concebe aqueles que conseguem ler textos curtos, mas só conseguem extrair informações esparsas no texto e não conseguem tirar uma conclusão a respeito do mesmo; e também conseguem entender números grandes, conseguem realizar as operações aritméticas básicas, entretanto sentem dificuldades quando é exigida uma maior quantidade de cálculos, ou em operações matemáticas mais complexas.
  • Nível 3, também conhecido como alfabetização plena, concebe aqueles que detêm pleno domínio da leitura, escrita, dos números e das operações matemáticas (das mais básicas às mais complexas).

    O problema do analfabetismo funcional no Brasil

   Segundo dados de 2005 do IBOPE, no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da população (30% no nível 1 e 38% no nível 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da população) são plenamente alfabetizadas, isto é, estão no nível 3 de alfabetização funcional.
Esses índices tão altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se à baixa qualidade dos sistemas de ensino (tanto público, quanto privado), ao baixo salário dos professores, à desvalorização e desmotivação dos professores, à progressão continuada (ou aprovação automática), à falta de infraestrutura das instituições de ensino (principalmente as públicas) e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro. Em alguns países desenvolvidos e/ou com um sistema educacional mais eficiente, esse índice é inferior a 10%, como na Suécia, por exemplo.

Retirado na íntegra de: wikipedia.org

Mosquitada domina a cidade

   Todo mundo já sabe como é que funciona:  chove, chove, chove, aí depois de uns dias faz sol e esquenta, as larvas eclodem e uma semana depois, tá tudo dominado...é mosquito que não acaba mais!
   Mas os mosquitos não estão sozinhos nessa.   O governo faz a sua parte com eficiência: nada de fumacê, nem controle dos locais com foco do mosquito.  Começa com um caso ou dois e em pouco tempo vira uma epidemia, caso de saúde pública, começa a morrer gente de dengue, os jornais dão a notícia com espanto e estardalhaço (como se fosse alguma novidade ou algo completamente imprevisível!), autoridades são chamadas às pressas para "prestar esclarecimento" e dão um monte de desculpas esfarrapadas, como se não fizessem a mínima ideia de como isso tudo foi acontecer?!
   Postos de saúde (UPA's) lotados, pessoas sofrendo nas filas e internadas, outras chorando e desesperadas pela morte de entes queridos.  Mas isso passa , outras tragédias chegam e as velhas são esquecidas...até a próxima chuva, até a continuidade da omissão do governo, até os mosquitos dominarem novamente a cidade, até a nova onda de epidemia de dengue! 

segunda-feira, 21 de março de 2011

Perigeu da Lua

    A Lua teve seu perigeu (maior proximidade da Terra) nesse Sábado, o que provocou uma maré alta mais elevada que o de costume, os pescadores aproveitaram o fenômeno e o bom tempo para saírem pro mar.  A água estava limpa e com pouca correnteza o que foi muito bom para quem foi mergulhar.  Na ilha dos Papagaios uma grande quantidade de arraias e cações viola. Para quem veio visitar e mergulhou foi inesquecível!

Visita conturbada de Obama


   Quem diria que a visita do Presidente americano Barak Obama seria tão conturbada?  Manifestantes sendo presos (mas os meios de comunicação quase não tocaram no assunto) por protestarem contra a chegada de Obama ao Brasil e os ataques à Líbia.   Não estou defendendo o Kadhafi, acho que ele já deveria ter sido passado faz tempo, mas pq só agora? Não é estranho isso depois de 40 anos fazendo o que queria com a Líbia e seu povo, só agora uma "Coalizão" liderada pelos americanos (óbvio!) resolva destituí-lo? Ou no mínimo ajudar os rebeldes?
   Isso tá lembrando o Afeganistão ou Iraque. Só lembrando que o Osama Bin-Laden (aquele do 11 de setembro) até hj não foi encontrado! E nem as armas de destruição em massa(?)! Mas o Iraque foi "libertado" da ditadura de Sadam Hussein...e devolvido para seu povo?!
   Muito estranho isso.  Confesso que tive esperança (sincera) de que o Presidente Obama fosse diferente dos outros americanos presidentes, principalmente os Bush's, não por ele ter sido o 1º negro eleito presidente, ou por ser do partido Democrata, mas por sua origem humilde e por sua maneira de agir durante a campanha eleitoral...mas com esse novo "ato democrático" contra Kadhafi na Líbia (mesmo com apoio da ONU), devo dizer que qq esperança foi pelo ralo!
   E finalmente veio ao Brasil visitar o Cristo Redentor, arranhar no português num discurso para poucos no teatro municipal e tecer elogios a Presidente(a) Dilma?!  Ah, claro, esqueci do pré-sal...o troço tá ficando esquisito pro lado do oriente médio e pode ser que os EUA tenham alguma dificuldade em arrumar petróleo suficiente para atender suas necessidades nos próximos anos, só assim mesmo pra ouvir falar de igualdade entre os dois países e que o futuro chegou para o Brasil.   Agora sim, tá explicado.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Fraude na merenda

   Mais de 100 denúncias são investigadas na CGU sobre irregularidades na merenda escolar.  Só em São Paulo são 30 cidades investigadas pelas fraudes na merenda!  Isso é o que ocorre com a terceirização da merenda escolar pelo município...é isso que queremos para nossas escolas? Para nossa cidade? A quem interessa a privatização da merenda?  Leiam um trecho da reportagem:

   "Foi constatado que um grupo de empresas formou um cartel que consistia em procurar candidatos antes da eleição e colaborar com as campanhas. Quando esse prefeito ganhava, as empresas ofereciam terceirização e insumos de merenda. Houve pagamento de propina em diversas cidades. A Fazenda do estado verificou R$ 280 milhões em notas fiscais frias."(...)
   "A questão da merenda é importante sobretudo por conta das crianças. Temos documentos e vários depoimentos que mostram que já foram servidos produtos vencidos, carne com muita gordura, frutas estragadas. Temos imagens muito chocantes. Daí verifica-se que o preço dessa terceirização é pelo menos 30% maior do que se a prefeitura fizesse o serviço", disse o promotor Silvio Marques.

  É só deixar acontecer aqui em Cabo Frio e vamos ver tudo isso (e provavelmente coisa muito pior) acontecendo em nossa cidade, já tão maltratada pela atual administração.  Vamos ver!

Leia a reportagem completa: G1.com

segunda-feira, 14 de março de 2011

Assembléia dos professores

   Vamos comparecer e discutir os problemas e as reinvidicações da categoria.

   Peguei a imagem do blogpodegiz

sexta-feira, 11 de março de 2011

Quem tem medo da democracia no Brasil?

 Por Emir Sader
   O Brasil saiu da ditadura política, mas as transformações estruturais que poderiam democratizar o país nos planos econômico, social e cultural, não foram realizadas. O governo Sarney representou essa frustração, essa redução da democratização aos marcos liberais da recomposição do Estado de direito e dos processos eleitorais.
   Em seguida o país foi varrido pelas ondas neoliberais – com os governos de Collor, Itamar e FHC – sofrendo graves retrocessos no plano econômico – com a retração do Estado, com a abertura da economia, com as privatizações -, no plano social – com o retrocesso nas politicas sociais, com a expropriação de direitos da maioria, a começar pela carteira de trabalho –, no plano politico – com o poder do dinheiro corrompendo os processos eleitorais – e no plano cultural – com a consolidação dos grandes monopólios privados da mídia, que concentraram nas suas mãos a formação da opinião púbica.
   Foi nesta década que esse processo começou a ser revertido e o Brasil pôde retomar seu processo de democratização. No plano econômico, com o Estado retomando seu papel de indutor do crescimento promovendo o acesso ao crédito a pequenas e médias empresas, com a expansão do mercado interno de consumo popular. No plano social, com a incorporação, pela primeira vez, das grandes maiorias de menor renda ao mercado de consumo e à possibilidade de ter formas de atividades econômicas rentáveis e sustentáveis. No plano político, quebrando o controle das elites mais atrasadas sobre as massas de regiões periféricas do país, com a participação nas politicas governamentais e nos processos eleitorais dos movimentos populares e dos setores até então marginalizados e subordinados politicamente. E no plano cultural, com alguns avanços, como a descentralização das publicidades governamentais, com o surgimento e fortalecimento de mídias alternativas – especialmente da internet -, assim como com um discurso que levanta a autoestima do país, quebra preconceitos em relação ao papel da mídia privada e de comportamentos egoístas da elite brasileira.
   Mas as resistências não se fizeram esperar. As pressões para que o Brasil mantenha a taxa de juros mais alta do mundo, que atrai capital especulativo – que não cria nem riquezas, nem empregos, que ajudar a desequilibrar a balança comercial, entre tantos problemas – continuam fortes. Esse mecanismo impede a democratização econômica do país, porque concentra nas mãos do sistema financeiro a maior quantidade de recursos, com taxas de juros altas dificulta o acesso ao crédito, monopoliza recursos do Estado para o pagamento da dívida pública. O PAC é o grande instrumento de reconversão da hegemonia do capital especulativo para o capital produtivo, mas ele corre contra a atração da alta taxa de juros. A democratização econômica requer terminar com essa atração do capital, pela alta taxa de juros, para o setor financeiro.
   A democratização social encontra obstáculos nos que se opõem à integração plena dos setores até aqui completamente marginalizados. A democratização social seus principais obstáculos nos que lutam para bloquear a expansão dos recursos para as politicas sociais que promovem os direitos de todos e nos preconceitos que continuam a ser difundidos contra os mais pobres e os habitantes das regiões até aqui marginalizadas do país.
   A democratização política se choca com os que se opõem a uma reforma política que faça com que as campanhas se apoiem exclusivamente em financiamento publico e em votos por lista, que favorecem o fortalecimento ideológico e politico dos partidos. Mas encontra obstáculos também nos partidos e movimentos populares que não se dedicam a apoiar a organização dos setores que chegam agora a seus direitos econômicos e sociais básicos, seja os que estão integrados ao bolsa família, seja a cooperativas e pequenas empresas, seja a programas como os Pontos de Cultura e outros similares.
   A democratização cultural significa que as distintas identidades do povo brasileiro possam construir seus próprios valores para orientar suas vidas, suas próprias formas de expressão cultural, possam ter acesso às múltiplas formas de cultura. Que possa se libertar dos modelos de consumismo importados e difundidos pela mídia comercial, pela publicidade massiva, pelos valores divulgados pelos representantes dos grandes monopólios.
   Significa o direito de ter acesso livre e universal à internet, possa ter acesso à cultura como bem comum, que possa ter acesso a livros, a músicas, a pinturas, a peças de teatro, a filmes, a todas as formas de cultura e que tenha possibilidades de produzir suas próprias formas de expressão.
   A democratização cultural enfrenta obstáculos na gigantesca máquina de interesses econômicos privados dos monopólios que dominam a mídia, o setor editorial, o audiovisual. Enfrenta ainda os setores mercantis que tentam dominar e controlar a livre produção e consumo culturais, as corporações que se apropriam dos recursos fundamentais das obras artísticas, incentivando ainda mais o poder econômico sobre a esfera cultural. Só mesmo um imenso processo de democratização da cultura poderá fazer do Brasil um país realmente independente, soberano, justo, plural.
   Quem tem medo da democracia no Brasil? As elites, que fizeram do nosso país o mais desigual do mundo, e agora se ressentem da inclusão social dos que sempre foram postergados, discriminados, humilhados, ofendidos, marginalizados. São os que sempre tiveram todos os privilégios e acreditavam que o país era deles, que o Brasil era das elites brancas e ricas.
   Quem tem medo da democratização tem medo dos trabalhadores, que produzem as riquezas do Brasil. Tem medo dos trabalhadores sem terra, que querem apenas acesso à terra no país com maior área cultivável no mundo, importa alimentos, mas mantem milhões de gente no campo sem acesso à terra. Tem medo dos jovens, que não leem jornais, mas leem e escrevem na internet, irreverentes, que lutam pela liberdade de expressão e de formas de viver, em todas as suas formas. Tem medo dos intelectuais críticos e independentes, que não tem medo do poder dos monopólios e da imprensa mercantil e suas chantagens. Tem medo dos artistas e da sua criatividade sem cânones dogmáticos e sem pensar no dinheirinho dos direitos de autor, mas na liberdade de expressão e na cultura como um bem comum. Tem medo dos nordestinos pobres, que como Lula, não se rendeu à pobreza e à discriminação e se tornou o presidente mais popular do Brasil. Tem medo de que todos eles queiram ser como o Lula.
   Quem tem medo da democracia no Brasil tem saudade da ditadura, quando detinha o monopólio da palavra, conversavam e elogiavam os militares no poder, sem que ninguém pudesse contestá-los publicamente. Os que têm saudades do Brasil para poucos, da elite que cooptava intelectuais para governar em nome dela.
   Quem não tem medo da democracia no Brasil não tem medo de nada, porque não tem medo do povo brasileiro.

Blog do Emir Sader

domingo, 6 de março de 2011

Greve dos Servidores e Carnaval

   Quer dizer que só foi os funcionários de Cabo Frio ameaçarem parar todos os serviços(finalmente uma atitude de fibra) no Carnaval, que lá foi o prefeito conseguir uma liminar na justiça impedindo previamente a greve sob pena de multa diária de R$50mil???  Caraca, maluco! é muita eficiência, quem disse que a justiça no Brasil  não funciona ou é muito lenta, nunca esteve aqui na cidade!
   Enquanto isso o dinheiro público é esbanjado com o excelente e lotado desfile das escolas de samba(bancado com verba extraordinária e tudo), é tanta gente nas arquibancadas que corre o risco das pessoas "caírem na passarela" por falta de espaço pra sentar ou ficar em pé!  E a comentarista do desfile na TV, muito inocente, ainda fala: "Como evoluiu o desfile das escolas do grupo de acesso, antigamente era tudo muito simples, muito pobrinho, mas agora está uma maravilha, um esplendor!" Tbm, pudera, né?!

"A justiça tardia não é justiça, é injustiça qualificada e manifesta."  Rui Barbosa

sábado, 5 de março de 2011

Brasil: Gigante da economia, vergonha da educação

















   A Folha de S.P. e os demais veículos de comunicação da grande mídia devem estar se mordendo de ódio, em 2010 o Brasil teve crescimento de 7,4% do PIB e está agora entre as 7 maiores economias do mundo, tendo ultrapassado a Itália.
   O que pouco se divulgou é que saíram os resultados da educação e pasmem o Brasil está em 88º lugar entre 128 países avaliados!  Isso mesmo, 88 de 128, perdemos feio para os demais países da América Latina, Argentina, Chile, Equador e Venezuela, e até mesmo para alguns países pobres da África, como Botswana e Namíbia.  Mas disso ninguém fala, não ajuda a vender jornal nem fere nosso "orgulho nacional"...no futebol ficamos em 4º lugar no ranking da Fifa, quase estouramos de indignação: "O quê?! Absurdo! Atrás da Argentina?? Isso tá errado!", mas quando é sobre ler e escrever e fazer contas, aí tudo bem, pra que serve educação mesmo?
LEIA O TEXTO COMPLETO

quinta-feira, 3 de março de 2011

Prova unificada para professores

   O governo federal resolveu criar um exame unificado para a carreira docente, ou seja, professores do Brasil todo irão fazer a prova e os estados e municípios que precisarem poderão utilizar essa avaliação para a contratação para suas redes de ensino.  A primeira deve ocorrer em 2012, que rápido não é mesmo? Pq será que a proposta de piso salarial unificado(nacional) que foi votada e aprovada no congresso ainda não foi implementada? É impressionante a cara-de-pau dessa gente, que tudo culpa e cobra do professor a (má) qualidade da educação, mas na hora de chegar junto no ca$calho, ficam fazendo corpo mole...e olha que o salário era de 950 merrecas para 40h semanais!!! Fala sério, né?
Leia o texto na íntegra

Praia do Forte


   Não foi nenhuma ressaca com ondas de 4 metros, mas foi só o clima piorar um pouco e começar a chover para que o mar invadisse as areias brancas da Praia do Forte, deixando um faixa pequena para os banhistas...mas esqueci que como está chovendo não precisa de areia na praia, pois não tem banhistas. Desse jeito o pessoal que trabalha na praia e vive de turismo na cidade vai ficar a ver navios!
   Agora imaginem se uma ressaca igual a de 2010 chegar de novo por aqui, será que essa orla nova com um deck mais moderno(e caro)  segura as pontas?  Vamos ver!

Carnaval com chuva

   Quem estava estimando 1milhão(fala sério?!) de turistas em Cabo Frio vai ter que se contentar com beeeeemmm menos!  Com as chuvas e o tempo nublado a cidade deve receber um número pequeno de foliões, pior para os comerciantes, barraqueiros e pousadas, que esperavam se recuperar de um mês de Fevereiro de fraco movimento e agora podem amargar um Carnaval meio borococho.  Mas não podemos nos esquecer de curtir o rico(e caro) espetaculo que é o desfile das escolas de samba da cidade, que arrasta milhares(???) de turistas e foliões da cidade, uma verdadeira apoteose!

terça-feira, 1 de março de 2011

Reajuste Salarial

   Tem gente reclamando do possível reajuste de 6% para o funcionalismo público de Cabo Frio, mas vcs queriam ou achavam que o prefeito ia dar quanto? Ano passado ele deu 12% para professores, depois de 15 dias de greve e contrariado, diga-se de passagem.  O cara passou os últimos 6 anos sem dar nenhum centavo de reajuste pra ninguém (só pro pessoal do "grupo), não cumpriu uma promessa de campanha, não pode mais se reeleger (portanto não precisa "fazer política"), pq agora ele ia tentar agradar ou tratar bem os funcionários? Errados estamos todos nós funcionários que ainda aturamos esse tipo de coisa e não tomamos uma atitude mais enérgica. 
 

Programa da Jovem TV

   Por falar no Totonho ele está participando junto com o Babade do programa do Cláudio Leitão.  Três figuraças...o programa está imperdível, mas que teve marmelada no sorteio do livro, ah isso teve!

A volta do Totonho

  
   Totonho deve voltar a publicar em seu blog logo após o carnaval.  Já tem gente entrando em pânico e correndo para as farmácias...vai faltar calmante pra todo mundo, rsrsrs!