segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Por que as redes estadual e municipal de educação do Rio de Janeiro estão em greve?

Por que as redes estadual e municipal de educação do Rio de Janeiro estão em greve?


POR QUE A REDE ESTADUAL ESTÁ EM GREVE ?

 Reivindicamos 20% de aumento salarial. Hoje o piso de um professor I, com licenciatura plena, é de R$ 1.081,00 e o de um funcionário é de R$ 717,44.
Reivindicamos eleições diretas para Diretores das unidades escolares assim como é realizado na FAETEC.

 Reivindicamos uma carga horária de 30 horas para os funcionários administrativos. Todos os governadores, desde Marcelo Alencar, garantiram esta carga horária para os funcionários.
Reivindicamos 1 matrícula em 1 escola para o professor. Este direito foi garantido por emenda aprovada pela Câmara dos Deputados Estaduais e vetada pelo governador Sérgio Cabral.

 Reivindicamos que nenhuma disciplina tenha menos de 2 tempos de aula por semana. É impossível apresentar com qualidade os conteúdos de uma disciplina com apenas 1 tempo de aula por semana.


POR QUE A REDE MUNICIPAL ESTÁ EM GREVE?

       Reivindicamos a anulação da sessão da Câmara de Vereadores que aprovou o PCCR de Eduardo Paes. Uma lei não pode ser aprovada sem discussão, com a necessidade de aparato militar e com o uso de bombas.

       Reivindicamos a imediata reabertura de negociações da prefeitura com o SEPE com a finalidade de que seja enviado a Câmara a proposta de PCCR dos profissionais de educação. É fundamental que a prefeitura respeite decisões acordadas entre o executivo e o sindicato.

       Reivindicamos que a prefeitura elabore e divulgue um plano de construção de novas unidades escolares e da diminuição de alunos por turmas.

       Reivindicamos que a prefeitura cumpra a lei que prevê a imediata climatização das salas de aula.

       Reivindicamos a imediata construção de um plano de reformas e melhorias da estrutura física das escolas, creches e EDI’s, e suas instalações.

       Reivindicamos o reconhecimento de nossas colegas que manipulam alimentos em nossas unidades escolares como cozinheiras.

       Reivindicamos que seja garantida a diversidade no ensino de língua estrangeira em nossas escolas com a permanência de ensino de espanhol e Frances na grade escolar.

       Reivindicamos o fim do professor polivalente. O professor deverá lecionar apenas para as disciplinas para as quais possui uma formação específica.

       Reivindicamos o fim da meritocracia. Uma educação de qualidade não pode se pautar prêmios e bônus conseguidos a partir do cumprimento de metas estabelecidas fora da realidade de cada unidade escolar. 

       Reivindicamos a autonomia pedagógica. Cada unidade escolar precisa ser independente na preparação de seu projeto político pedagógico assim como no estabelecimento de metas e objetivos de acordo com a realidade de seu aluno e sua comunidade escolar.

       Reivindicamos o imediato cumprimento da lei que garante ao professor 1/3 de sua carga horária para a realização de atividades de planejamento, elaboração de tarefas e correção de exercícios e avaliações.

       Reivindicamos a redução da carga horária do funcionários para 30 horas.

Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - SEPE  

Nenhum comentário: