terça-feira, 18 de junho de 2013

O povo não é bobo. Fora rede Globo!!!

Em São Paulo, a concentração se deu no Largo da Batata. Para quem não conhece a cidade, o largo fica no início da Rua Teodoro Sampaio, uma importante ligação entre a Cidade Universitária e a Faculdade de Medicina da USP, na Avenida Dr. Arnaldo, bem "na cara" da Avenida Paulista.

Já no ponto de partida, o repórter Caco Barcellos, um dos mais respeitados jornalistas da TV Globo em atividade e, talvez por isso, escalado por Ali Kamel para cobrir o evento, foi expulso com sua equipe do local, não pelo que ele representasse, mas pelo amargo significado que tem o logotipo que ele ostentava no cubo que vai acoplado ao seu microfone.
A expectativa era a de que a marcha convocada na semana passada seguisse em direção à região central. Por isso, a maior parte do efetivo policial ficou concentrada no bairro de Pinheiros e adjacências, onde estava o ponto de partida, e em toda a subida, até a mais paulista das avenidas.

Só que ninguém esperava que o grupo se dividisse e marchasse em três frentes, uma parte em direção à Paulista, outra pela a Av. Faria Lima, em direção à zona Sul e mais uma em direção à Marginal do Rio Pinheiros, também sentido zona Sul. Na altura da ponte Cidade Jardim, havia a expectativa de que os manifestantes entrassem à direita e rumassem para o Palácio do Governo, no Morumbi.

Só que, surpreendentemente, eles seguiram em direção à zona Sul, mais precisamente no sentido do bairro do Brooklin, que é onde está a sucursal paulistana da TV Globo. Enquanto isso, o grupo que seguia pela Av. Faria Lima, entrou pela Av. Luis Carlos Berrini, também em direção à Globo.

Por volta das 20h30 eles estavam diante da sede da emissora, só que sobre a Ponte Estaiada. Foi quando a manifestação atingiu seu ápice. Aglomerados sobre os dois braços do novo monumento da cidade, todos entoaram o hino nacional.

Muitos gritavam palavras de ordem, como: o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo. Um sinal de que o descontentamento passa, não só pela forma como os governos agem, em benefício próprio, mas como a mídia perpetua as desigualdades sociais, quando cede aos seus próprios interesses, ou aos de seus patrocinadores.
Amedrontados, muitos assistimos pela TV, com o temor de que o "espírito de corpo" rompesse com o sentimento de civilidade e explodisse em cenas de fúria, vandalismo e destruição. Mas por incrível que pareça, sem Tropa de Choque e sem Rota, desta vez, o que se viu foi a mais autêntica e pacífica manifestação de cidadania.

São Paulo deu uma lição ao país, ao governador, ao prefeito e à maior emissora de TV do Brasil. E o recado foi claro: ou mudamos a maneira como fazemos política e democratizamos o acesso à informação, ou a insatisfação só tende a aumentar, e aí, bem amigos, aí ninguém garante.

Desculpem o transtorno, estamos mudando o Brasil!

DoLaDoDeLá

Um comentário:

Unknown disse...

A Salineira é uma empresa que existe há 200 mil anos em Cabo Frio. Ela pratica preços abusivos, não é de hoje, e, sabe de quem é a culpa? NOSSA! Todos, todos os políticos que até hoje foram coniventes, submissos ou subservientes com ela também são culpados por esse monopólio! E fomos NÓS que os colocamos lá! Cabo Frio é uma cidade onde NÃO existe mobilização política, pois a forma com que a economia do município é gerada, faz com que, infelizmente a grande maioria seja refém de trabalhar na Prefeitura, no comércio, com um turismo bem aquém do que a cidade, suas belezas naturais e sua história merecem, ou em pouquíssimas empresas da Região. A Salineira, é uma delas. Resultado: reféns de políticos, que há um século revezam-se no poder, e que com meu voto já ajudei a eleger também!

Fora Salineira? Não seria melhor cancelar a concessão? Abrir a disputa para outras empresas? Legalizar o transporte alternativo? Lutar pela diminuição do valor das passagens, e, não votarmos mais em TODOS, TODOS que até hoje aceitaram esse monopólio? E se o dono, que já tem dinheiro a perder de vista, for embora da cidade e levar a empresa? Como ficariam os funcionários e seus familiares?

Ah sim, não é contra a Salineira, mas sim contra o poder público? Certo! Claudio Leitão sai na frente na disputa das próximas eleições em Cabo Frio. Ele, e todos os candidatos que NUNCA foram vereadores na cidade! Estou certo também que seus comícios e dos novos postulantes aos cargos ficarão lotados! Nem Pezão, nem Garotinho, nem Lindberg....nada velho! Nenhum deputado, senador, presidente, que já tenha sido eleito. Somente novos, compromissados com a verdade, contra a corrupção, ou antigos, COMPROVADAMENTE honestos..é isso? Imaginem os comícios esvaziados, dos partidos tradicionais? Será maravilhoso!

Olha a vitória! Governos do Rio, São Paulo, retrocederam no que diz respeito ao aumento das passagens! Agora vão empurrar a diferença nos impostos! Você continua pagando!

Sou a favor de manifestações em prol de uma sociedade brasileira melhor? É lógico que sou! A começar por mim, criando vergonha e tentando votar de forma melhor, a cada eleição que passar! Mas, hoje em dia, ainda acredito no "menos pior". O melhor só acontece com a reforma política, com a reforma do judiciário, e com as reformas tributárias, que tanto nos castigam. Mas, é fato histórico que a nossa sociedade foi montada e moldada com muita corrupção, em todos os setores dela! Mas é fato também que, as manifestações, a revolta, a indignação faz com que uma grande parte da população comece a pensar de forma diferente......até quando o dinheiro e o poder, corromper muitas delas!

Mas o pior de tudo, é ir para as ruas, sem saber o que se está fazendo! Isso sim, é triste! Manifestações arrastam pessoas de todo tipo, inclusive vândalos, infiltrados ou não! Mas, alienados do oba oba não existem somente em estádios de futebol, no carnaval, como muitos afirmam! Acredito que muitas coisas possam, mudam e vão mudar, pelo simples fato de que os que querem e mudam alguma coisa, sempre vão acender uma vela pra Deus e outra pro diabo. Mas, algumas coisas nunca vão mudar.......até podem, se a mudança começar sempre de baixo pra cima, a começar por mim, a começar por nós!

Alex da Silva Damaceno.