domingo, 11 de agosto de 2013

Cabral continua se beneficiando do cargo

Diárias na Europa são pagas com dinheiro do estado

A caixa de surpresas do governador Sérgio Cabral parece não ter fim. Depois do helicóptero oficial usado até para transportar o primeiro cachorro do estado, “Juquinha”, e toda sua família para Mangaratiba nos finais de semana, usar aviões particulares de empresários “amigos”, além de várias outras facetas, eis que agora surge a informação de que diárias suas na Europa eram pagas pelo contribuinte.

Durante quatro dias, numa viagem a Europa em 2008, o governador – sem qualquer compromisso oficial – recebeu verbas públicas a título de diárias para visitar Bruxelas e Londres. Em matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, essa viagem, que antecedeu a uma missão oficial, nunca foi divulgada. Resta a pergunta: ele vai pagar o que recebeu para programa pessoal?

Muito provavelmente, Sérgio Cabral deverá dar algumas desculpas sobre o episódio, vai justificar os gastos e culpar alguns políticos pelas continuadas perseguições que vem sofrendo. De acordo com a matéria, Cabral omitiu 35 dias passados no exterior e em pelo menos três casos, teria recebido mais diárias do que o necessário para seus encontros oficiais.

Entre 19 e 21 de maio de 2008, Cabral cumpriu missão oficial em Paris, mas chegou na Europa no dia 16 indo direto para Bruxelas acompanhado da primeira dama, Adriana Ancelmo. O cão Juquinha ficou no Brasil.

Pelos dois dias em que passeou pela capital belga, Cabral recebeu R$ 1.525,40. Já em Londres, a missão oficial começava no dia 1 de setembro daquele ano, mas o governador chegou na cidade em 29 de agosto e também recebeu diárias no valor de R$ 1.782,00. Sua assessoria informou que esses últimos valores não serão devolvidos porque ele teve compromissos oficiais nesses dias. Os demais ele disse que devolveria. Ver para crer.

JB

Nenhum comentário: