terça-feira, 13 de agosto de 2013

Educação Estadual: Reflexões sobre a greve.


Reflexões sobre a greve.

Ouvi uma entrevista na rádio CBN com o Coordenador Geral do SEPE RJ. O apresentador perguntou se não haveria uma forma de reivindicar sem prejudicar os pais que não tem onde deixar os filhos.

O coordenador, acertadamente, respondeu que a greve é o último meio de reinvindicação. 

Mas, como "prejudicar os pais"? Se estamos lutando por uma educação melhor e não somente, por melhores salários.

Ratificando, lutando por uma educação melhor.

Considerando a fala do apresentador da CBN e a realidade das escolas em que trabalho, posso realmente considerar que as mesmas são sim, um depósito para deixar os filhos.

Penso que os alunos deveriam ser idealizadores da greve na educação. Se fosse aluno, nesse curto período que tenho como professor, minha pauta teria as seguintes reinivindicações.

- Professores motivados e valorizados. (Como o Coordenador Geral do Sepe RJ disse: "Não existe professor bom e professor ruim!").

- Quadras esportivas cobertas. (Dou aula em uma escola com a quadra sem cobertura. Aula de qualidade debaixo de um sol de 40º?)

E sobre este assunto, a Secretaria de Educação respondeu a um professor que não era de responsabilidade dela. Então de quem é? Contudo, fico feliz! Onde eu moro, todas as quadras públicas de lazer tem cobertura.

- Vestiário em péssimas condições de uso. Muitas das vezes sem água. (Isto em uma escola que leciono, pois nas outras nem existe vestiário.)

- O mínimo de material didático. (Bom, todos já perceberam que sou professor de Educação Física. Uma bola de futsal, uma de vôlei, uma de handebol... quando há! Na mairoria preciso usar material próprio.)

- Labatórios de informática. (Desisti de dar aulas em um, pois em todas as escolas o laboratório não tem condições. Ou não tem internet, ou o espaço não é suficiente, ou não tem luz, ou simplesmente não tem.

- Por fim, um currículo que realmente tivesse significado. A escola pública ensina o mínimo, e mínimo é o nome do currículo. (Os alunos saem das escolas sabendo pouco! Formados em nada!)

* Nós professores estamos sendo forçados a passar o aluno de série/ano. Sendo obrigados a participar de conselhos de classe pra tentar entender porquê um aluno do 3° ano do Ensino Médio não sabe ler, escrever, interpretar... Alunos esses que nós mesmos colocamos no 3° ano, pela pressão imposta por esse sistema de ensino mentiroso.

Mas fico feliz, pois depois de tanto apanhar o povo saiu às ruas.

Ficaria mais feliz, se um povo crítico e atuante, como vocês alunos podem ser, saíssem para reivindicar por uma escola de verdade. Se vocês tiverem uma educação de qualidade, sofrerão menos para conseguir o que querem. 

Deêm sempre o melhor de si. Exijam sempre o melhor de cada professor! Não se contentem com o mínimo. Em conseguir o mínimo só pra passar de série/ano.

A Educação é de vocês!

Rodrigo Machado Fachas via Facebook

Nenhum comentário: