quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Victor Davidovich: VEREADORES E BLOGUEIROS DE CABO FRIO DEMONSTRAM DESPREPARO E ESPANTO AO LIDAR COM MOVIMENTOS SOCIAIS


VEREADORES E BLOGUEIROS DE CABO FRIO DEMONSTRAM DESPREPARO E ESPANTO AO LIDAR COM MOVIMENTOS SOCIAIS

Durante e depois da manifestação ocorrida na Câmara de Vereadores de Cabo Frio ontem (13/06), ficou claro o despreparo e espanto de políticos e blogueiros para lidar com os movimentos sociais da cidade. Esse aspecto já pôde ser observado também em relação à prefeitura em manifestações anteriores – agora, após a saída de vários vereadores da Câmara sem que dialogassem com os ocupantes e os textos catastróficos divulgados por blogueiros na rede, escancara-se a falta de capacidade para compreender e dialogar com os movimentos sociais.

Em uma cidade em que quando se trata de gestão participativa e democrática reflete bem a situação da política brasileira – em que há supressão do caráter participativo pelo representativo sem grande controle social -, os vereadores não souberam lidar com o movimento numa clara falta de sensibilidade à pauta da sociedade em relação ao transporte. Após dois meses de silêncio (a pauta foi apresentada nos protestos de Junho), a paciência se esgotou e o movimento ocupou um lugar que deveria ser do povo de forma permanente.

Parte dos blogueiros que acompanham a política regional, muitos deles acostumados com a polarização em torno dos dois grupos que governam a cidade há muito tempo e que nunca mostraram disposição para as demandas sociais, deu um show de ignorância ao tentar interpretar a ocupação. Alguns outros atribuíram a responsabilidade do acontecimento a uma única pessoa. A possibilidade de termos tido um movimento popular é ignorada por grande maioria dessa mídia.

Cabe aos manifestantes deixar a pauta sempre esclarecida, buscar por espaço nas mídias independentes e alternativas e não se deixarem levar por discursos desmotivadores e esvaziados da mídia comprometida. Cabe-os também não recuar e cobrar da Câmara de Vereadores auxílio para pressionar o Poder Executivo que até agora também não foi receptível da forma como deveria ser.

Victor Davidovich – Grêmio Síntese -  IFF – Cabo Frio
Cidadania e Socialismo

3 comentários:

Prof. José Francisco disse...

Meu caro Vítor, vc comete o mesmo erro dos que acusa ao generalizar para todos os blogueiros a sua crítica. Muitos blogueiros nem ao menos comentaram o assunto

Ruan Vidal disse...

13/08, acabou misturando as duas manifestações rsrsr

Anônimo disse...

AS MANIFESTAÇOES FORAM VALIDAS, A AUDIENCIA, NOS NAO TINHAMOS, ESSES MOVIMENTO, AGORA AS PESSOAS ESTAO CANSADAS DE TRABALHAR TANTO E VEREM TANTO TEMPO LEVAMOS PARA CONSTRUIR ALGO, E OS POLITICOS EM 1 MANDATO TORNAM -SE MILIONARIOS, TEMOS QUE NOS UNIR EM 1 MESMO PROPOSITO, DIREITOS. TEMOS DE OPINAR NO QUE É MELHOR PARA A CIDADE, NAO DESMANCHAR O QUE NAO OFERECE RISCO.