sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ferlagos leva "pau" no Enade e Cpc


Veja a lista publicada

Mais de 30 universidades do Rio são reprovadas em avaliação do MEC

Entre as mais de 600 instituições de ensino superior reprovadas no Índice Geral de Cursos (IGC), 35 são do Rio de Janeiro, conforme divulgou o Ministério da Educação, nesta quinta-feira. Eles tiveram nota menor que 2. O IGC é um sistema que monitora o desempenho das instituições de ensino superior no país e que leva em conta a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além da infraestrutura e a capacitação dos docentes.

Em todo o Brasil, a avaliação abrangeu 2.176 universidades, faculdades e centros universitários, sendo que deste total, 683 foram reprovadas pelo ministério,o que representa 37,3% das instituições. Com este resultado, elas passarão a serem supervisionadas pelo governo e correm o risco de não receberem a aprovação para implantar novos cursos.

O IGC faz o monitoramento dos cursos de graduação e  é dividido notas que  vão de 0 a 5. As instituuições que ficaram com notas 1 e 2 são consideradas pelo MEC como insatisfatórias. A maior nota ficou com a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef),ligado a Fundação Getúlio Vargas, no Rio, que recebeu 4,89. Em segundo lugar vem a Faculdade de Administração de Empresas (Facamp), com 4,74, sendo que ambas são privadas.Já a primeira colocada entre as universidades públicas, está a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que obteve 4,69 pontos.

Rigor

Segundo o levantamento  do MEC, dos 4.143 mil cursos avaliados em 2010 pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), 594 atingiram resultado insatisfatório, com nota 1 ou 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Entre os cursos avaliados, 1.115 ficaram sem conceito porque não tinham um número mínimo de estudantes concluindo o curso.
Considerando apenas as graduações que obtiveram CPC, as com nota baixa representam 20% do total. Os cursos com CPC 4 ou 5 são considerado bons e os com nota 3, satisfatórios. Cerca de 80% tiveram resultado entre 3 e 5 e só 58 cursos podem ser considerados de excelência, com CPC máximo (5).
O Ministério da Educação (MEC) pretende cortar vagas de todos os cursos que obtiveram CPC 1 ou 2 em 2010 e que tenham registrado resultado insatisfatório em outros ciclos do Enade (2008 ou 2009). A previsão é que 50 mil vagas sejam cortadas em diferentes áreas até o fim do ano. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) baliza a expansão das vagas da educação superior no país porque prevê medidas de correção dos problemas para as instituições e cursos com baixos resultados.

O Dia


Comentário: Mais uma vez Cabo Frio aparece de forma negativa na mídia nacional. Dos cursos que NÃO foram reprovados vale o destaque para o curso de fisioterapia da Estácio, que obteve nota 1 e 2 (Enade e Cpc respectivamente). E ainda tem fisioterapeuta por aí querendo ser chamado de "DOUTOR". Meus parabéns aos alunos dos cursos da área de saúde da UVA, que obtiveram notas 4 e 5 em Cabo Frio!

Nenhum comentário: