segunda-feira, 29 de abril de 2013

Esse é o país construído pelo capitalismo de livre mercado!

Milhares de pobres vivem em túneis subterrâneos nos EUA


Nas cidades principais dos EUA, um dos países mais prósperos no mundo, milhares de pessoas sem lar vivem sob as ruas, em túneis subterrâneos.

Assim, sob Kansas City, a polícia descobriu, semana passada, uns túneis profundos onde morava em tendas um grupo de pessoas sem teto, as quais desalojou devido ao “entorno inseguro”.
As autoridades disseram que estas pessoas viviam na miséria, rodeadas de montes de lixo e fraldas sujas.


Não ficou claro quem exatamente são estas pessoas sem lar nem como cavaram túneis tão profundos. Este está longe de ser o único relatório sobre tal classe de moradia. Em 2010, foi divulgada a história de aproximadamente mil pessoas que moram em 321 quilômetros de túneis, situados abaixo das ruas de Las Vegas. Mobíliam seus habitáculos como podem, alguns têm camas, armários e até pequenas bibliotecas, compostas de livros abandonados.
“Estas são pessoas normais, de todas as idades, que perderam seu caminho, geralmente após um evento traumático”, contou Mateo O’Brien, um jornalista, que ao encontrar-se com “a gente do túnel” enquanto estava investigando um caso de assassinato, fundou uma organização para ajudá-los e, inclusive, escreveu um livro acerca do tema.

Segundo o jornalista, entre eles há muitos veteranos de guerra “que sofrem de estresse pós-traumático”. Ainda, O’Brien encontrou evidências (brinquedos e ursinhos de pelúcia) de que nos túneis também moram crianças.


Por seu lado, as autoridades da cidade de Nova York estão constantemente tentando expulsar as pessoas que moram nos túneis, sob a cidade, conhecidas como ‘gente toupeira’, mas suas tentativas de encontrá-las todos de momento fracassam.

Além dos milhares de vagabundos que moram em túneis, também há muitas pessoas cujos lares são tendas. Este é o caso de aproximadamente 80 indigentes da cidade de Lakewood, Nova Jersey, que montaram um acampamento que conta com galinhas, uma igreja e um piano.

Nos inícios deste mês de abril, os habitantes do acampamento chegaram a um acordo com as autoridades acerca dos detalhes de um plano para desalojar a zona, “depois de que seus residentes encontrem lares”.

Apesar de todas as afirmações do governo estadunidense de que a recessão no país terminou e as coisas estão melhorando, estes são exemplos que demonstram, claramente, que a pobreza e o número de famílias que não tem moradias neste país continuam aumentando. 

IRÃ News


Nenhum comentário: