segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pindaíba da educação estadual!


Radiografia ( II ) da Educação estadual do RJ e de seus servidores

Aqui no estado do RJ a situação dos servidores da rede estadual é periclitante, pois um prof. do ensino médio tem como piso salarial R$1.001,82!!! 

Estamos com perda superior a 40% só no governo Cabral (6 anos) e, acumulada c/ mais de 100%. Em 2012 não tivemos nenhuma reposição (0%) e, pelo orçamento enviado a Alerj em out/12, o governo não previu NADA para 2013.

Cabe ressaltar que o governo não cumpre a Lei da Data Base, o que faz com que todos os anos tenhamos de lutar para conseguirmos alguma reposição. A última reposição obtida foi de 5% em 2011 e só depois de 65 dias de GREVE.

Recentemente o secretário veio com uma estória de solicitar (pedir permissão) aos seus chefes, i.e., ao governador , aos secretários de planejamento e casa cívil autorização para conceder-nos reajuste. No entanto o governo tem se mantido em silêncio em abrir negociação, tendo sido necessário ao Sepe recorrer à comissão de educação da AleRJ e ao MP.  ACORDA Risolia!

Em 21/03/13 aprovamos em assembléia lotada na A.B.I o "estado de greve" e uma greve de advertência de 72h nos dias 16, 17 e 18 de abril , com assembléia em 18/04/13 as 10h no Clube Municipal da Tijuca.


Para que o colega reflita:
- Como o 2º estado mais rico da União, pode pagar tão mal a seus servidores (não só aos da educação) e ser tão complacente e parceira de empreiteiros e empresários. O governo estadual diz que não tem dinheiro para reajustar servidores mas promove renúncia fiscal de R$ 50 bilhões beneficiando salões de cabeleireiros, termas e motéis entre outros estabelecimentos. Recordando que o salário pago ao docente da rede estadual é muito inferior ao que várias prefeituras do próprio estado pagam (para a mesma carga horária) como as do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Volta Redonda, etc...


Prof. Omar Costa via Facebook

Nenhum comentário: