segunda-feira, 22 de abril de 2013

Profissionais da Educação: Para Refletir


É lamentável que esse governo que atribui aos professores o fracasso da educação pública estadual e, não na falta de uma política séria de valorização de seus docentes , pois o secretario se mantém na contra-mão dos países que obtiveram sucesso na educação, haja visto terem abandonado essa prática de eventuais bônus, gratificações, cards , vales e auxilios que a Seeduc (nessa gestão) insiste.

Antes de se pensar nessa prática,o governo deveria:

Pagar ao docente um salário digno, decente. Hoje o piso de um docente do ensino médio é de meros R$1.001,82, isso devido o governo não repor as nossas perdas acumuladas, pois não cumpre a Lei da Data Base . Cabe ressaltar que só no período do Cabral nossa perda ultrapassa a 20% e no acumulado temos uma perda acumulada superior a 80%.

O baixo salário tem feito que diariamente vários docentes peçam exoneração e os que ainda permanecem se desdobram em outras escolas para que possam sobreviver daquilo que gostam, que é o magistério.

O governo pela sua incompetência de gestão na educação, não valoriza seus servidores , permanece fechando escolas, permanece com seus projetos enganadores educacionais como os projetos autonomia e nEJA , e otimizações absurdas de turmas com mais de 25 alunos , gerando turmas Super-lotadas.

O sistema meritocrático só poderia ser implementado depois que se tornasse todas as escolas estaduais em iguais condições de competição. E essa igualdade só será obtida a médio prazo se tomadas as seguintes providências:

> Seleção com avaliações de Português e Matemática para ingresso na rede estadual, essa medida fará com as prefeituras se preocupem de fato com a aprendizagem dos seus alunos , ou seja se preocupem em melhorar a relação ensino/aprendizagem. Pois hoje a grande maioria dos alunos recebidos no ensino médio é analfabeta funcional e não aprenderam os fundamentos da Matemática elementar do ensino fundamental e, tão necessária como ferramentas na Física, Química e na continuidade do ensino da Matemática;

> A grade curricular do ensino médio é fraquíssima, pois contempla somente dois (2) tempos semanais para as disciplinas de Física, Química, Biologia, Português/Literatura, um tempo de Filosofia / Sociologia ,etc...No entanto maquia a grade com religião , mpb ,etc..., que até poderiam constar como extra-curriculares, mas não como curriculares;

> É necessário que juntamente com as providências citadas haja a valorização salarial do docente da rede estadual, é inadimissível um prof. do ensino médio da rede estadual ter como piso salarial valor que é em muitos casos inferior à metade do que pagam muitas prefeituras ( do próprio estado ) aos docentes do ensino fundamental. Essa situação faz com que diariamente vários colegas peçam exoneração, havendo uma constante falta de docentes em várias escolas da rede durante os anos letivos.

> Após a valorização salarial do docente, viabilizar por opção do docente a transformação do docente de 16h em 30h ou 40h , pois hoje muitos fazem essa carga horária como GLP ( hora extra) e torná-lo dedicação exclusiva a determinada unidade escolar ( uma matrícula , uma escola).

Depois de todas essas providências serem tomadas, após um período de maturação, poderia ser avaliado e discutido com a categoria /sindicatos a implantação da meritocracia, mas empurrar-nos a meritocracia goela abaixo é tipico desse governo , de jogar para a platéia, pois como sabemos países em que a educação é realmente levada a sério pelos seus governantes e, implantaram o sistema da meritocracia, constataram que ele é falho e o abandonaram, sendo o EUA o mais recente, pois ele privilegia sempre as mesmas unidades escolares, que se situam em locais mais privilegiados e não leva em consideração a realidade sócio-econômica de cada região, etc... Por tudo que foi exposto e comentado, dizemos NÃO À MERITOCRACIA.

* Obs.: Se você quer saber as razões que levaram a educação estadual para o poço, leia e assine a Carta Aberta - Educação Estadual do RJ, disponível desde out/2010 em www.peticaopublica.com.br/?pi=EDUC2011

E não devemos esquecer que esse DESgoverno com vista a prejudicar os servidores em geral (a exceção evidentemente do judiciário) entrou com a ADIN junto ao STF para acabar com os triênios e não satisfeito através da Seeduc quer certificar-nos como se fossemos mercadoria e cujo objetivo é acabar com o nosso plano de carreira.

ACORDEM, não esqueçam 08 de Maio é dia de paralisação de 24h com assembléia as 10h ( local a ser definido) ,com posterior ATO de caminhada do Largo do Machado ao Palácio Guanabara.

Quanto aos colegas que dizem detestar paralisação , que abram exceção para a próxima do dia 08/05/13 e compareçam na mesma para votarem pela greve ou não. A ausência me parece mais uma desculpa para continuar se submetendo ao planinho de metas. COMPAREÇAM e VOTEM pela Greve JÁ ou não, pois essa proposta sem dúvida estará em pauta para votação.

Prof. Omar Costa via Facebook

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