quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fidel Castro: 'Recebo informações sobre Chávez todos os dias; está melhorando'

Fidel Castro concedeu entrevista a jornalistas cubanos em sua última aparição pública, dia 3 de fevereiro

É na verdade antiga a notícia mais recente sobre o estado de saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se encontra em Cuba recuperando-se de uma cirurgia realizada no último 11 de dezembro para tratar de um câncer na pélvis. A informação tem mais de nove dias, mas foi revelada apenas hoje (12) pelo diário cubano Granma, que publicou uma longa entrevista com Fidel Castro concedida a jornalistas do país em 3 de fevereiro – dia em que o líder revolucionário apareceu em público depois de muito tempo para "exercer seu direito ao voto", como pontua o jornal oficialista.

"Sabe alguma coisa de Chávez?", perguntaram os jornalistas, ao que Fidel respondeu: "De Chávez? Sim, todos os dias. Está se recuperando, de acordo com o último boletim médico que recebi hoje, domingo, dia 3 de fevereiro, ao meio dia." Os repórteres pediram mais detalhes, mas o líder cubano recuou. "Sim, melhorando, embora tenha passado por dias difíceis e duros", reconheceu. "Nossos médicos estão consagrados à tarefa, é o que lhes posso dizer, pois a informação é um direito que corresponde ao governo bolivariano e a seus familiares."


Ao longo da entrevista, Fidel fez ainda algumas menções ao papel político de Hugo Chávez na América latina e ressaltou seu protagonismo no processo de construção da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), bloco que reúne todos os países do continente – com exceção de Estados Unidos e Canadá – e que agora está sob a presidência temporária de Cuba.

"A Celac foi um avanço, e esse avanço se deve em grande parte à Venezuela, especialmente ao esforço de Chávez", elogiou. "Chávez é uma das pessoas que mais tem feito pela liberdade e pela união deste continente." Fidel comentou ainda as "campanhas que fazem contra Chávez" na Venezuela. "É uma coisa horrível." E emendou: "O jornal fascista da Espanha ataca todos os dias a Venezuela com insultos grosseiros", em referência ao diário El País, que em janeiro publicou foto falsa de Hugo Chávez supostamente entubado num hospital cubano.

O Granma traz a informação de que a entrevista foi "revisada e atualizada" por Fidel Castro, mas não diz porque foi publicada apenas agora, mais de uma semana depois. O canal de tevê Globovisión, que representa a oposição, lamentou que o líder cubano esteja melhor informado sobre o estado de saúde de Hugo Chávez do que o povo venezuelano.

RBA

Nenhum comentário: