quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Formação para a indústria abre 150 mil vagas

Senai terá cursos presenciais e à distância em 2013, entre gratuitos e pagos, para todo o Estado do Rio

Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) estima abrir mais de 150 mil vagas para seus cursos de qualificação neste ano em todo o Estado do Rio. Há chance para todos: aulas presenciais e à distância, gratuitas e pagas. É possível, também, ingressar na entidade por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que está com inscrições abertas para 3.545 vagas gratuitas no estado do Rio.

E a oportunidade de vencer o ‘apagão’ de mão de obra que a indústria passa atualmente está ali. A entidade fez uma pesquisa no ano passado, que constatou que o Brasil vai precisar de aproximadamente 520 mil técnicos industriais até 2015.

Além de preencher o espaço aberto pela escassez de pessoal qualificado, quem se forma pelo Senai também conquista bons salários. Levantamento com ex-alunos de cursos técnicos da instituição, em 2010, mostrou que 80% deles estavam trabalhando em 2011 e recebiam, em média, 2,47 salários. Isso equivale, no salário mínimo atual (R$ 678), mais de R$ 1.600 por mês.

Hugo Rafael, professor do curso de Edificação no Senai Rio, faz parte do time que qualifica pessoal para a indústria. Segundo ele, o esforço é para que os formados vençam o ‘apagão’: “Só na última turma que formei, 90% já saíram contratados”.


EU, ALUNO DO SENAI
Quem se candidata a uma das vagas para ingressar no Senai é recompensado por uma enxurrada de vagas que não param de surgir no estado. E a procura e a demanda vão aquecer ainda mais.

Estudos da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) mostram que há três grandes vertentes relacionadas ao processo de desenvolvimento fluminense. Allain Fonseca, coordenador de Projetos Educacionais do Senai, lista os setores que têm mais demanda e procura no Rio: “Construção Civil, Eletricidade, Montagem Industrial, Telecomunicações, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Logística”. Segundo ele, Petróleo e Gás, Tecnologia, Moda e Audiovisual, entre outros, também estão em foco nos últimos anos.

Interessou em ocupar um desses postos no mercado? Chance não falta. Vale tentar, pelo menos como experimento, uma das 25 mil vagas que o Senai está oferecendo para os cursos à distância. Inscreva-se e confira mais informações no endereço: www.firjan.org.br/competencias.


Ex-alunos têm mais chance no mercado de trabalho
Quem sai certificado nos cursos do Senai tem mais chance de ser contratado. Além disso, o mercado está positivo para o aluno que se esforça para se formar e buscar empregos.
E isso é comprovado por estudo: segundo o Programa de Avaliação Externa da entidade, 91% das empresas do setor industrial preferem os formandos do Senai. Essa preferência do mercado tende a melhorar com a proximidade dos eventos esportivos mundiais e o aumento da produção, principalmente em petróleo e gás.

Essa é a avaliação do coordenador de Projetos Educacionais do Senai, Allain Fonseca: “Esses elementos têm trazido um montante significativo de recursos para o Rio e que tem se revertido em expansão do número de postos de trabalho”. Segundo ele, a melhor forma de continuar inserindo alunos no mercado da indústria é apostar, cada vez mais, na qualidade do ensino.

“Através de programas de formação e aperfeiçoamento profissional atingimos, em 2012, cerca de 150 mil atendimentos”, diz.


Veja como tentar vaga
Os cursos gratuitos são destinados a públicos específicos, como, por exemplo, alunos da rede pública, beneficiários do bolsa família e desempregados. O coordenador de Projetos Educacionais do Senai, Allain Fonseca, detalha: “Os processos de escolha e encaminhamento dos candidatos são feitos a partir das entidades relacionadas, como a Secretaria Estadual de Educação, Secretarias de Ação Social e Secretaria do trabalho, entre outras entidades”.

Para os cursos pagos, o candidato deve observar o pré-requisito em termos de idade, escolaridade ou exigência de experiência profissional prévia. Vale ficar de olho nas vagas que abrem e checar quais são os requisitos — se são pagos, qual é a carga horária e como se matricular: www.cursosenairio.com.br.

É possível, também, ingressar no Senai Rio por meio do Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A entidade está com inscrições abertas para 3.545 vagas pelo Pronatec, sendo necessário se inscrever no programa. Quem tem dúvidas e quiser se inscrever, pode acessar: http://pronatec.mec.gov.br.

O calendário, com datas e locais de realização, além dos objetivos e características de cada cursos podem ser consultados pela internet. Basta acessar o endereço www.cursossenairio.com.br. Quem preferir fazer a consulta pelo telefone, deve ligar para: 0800-0231-231.


O Dia

Nenhum comentário: