sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PM usa bomba de efeito moral contra alunos dentro de campus da Uerj

A tropa de choque da Polícia Militar usou spray de pimenta e gás lacrimogêneo para dispersar cerca de cem alunos da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) que protestavam na tarde desta quinta-feira (23) dentro do campus, no Maracanã, zona norte do Rio. Não há informações de feridos.

Segundo o estudante de História Marcel Gavazza, 22, os manifestantes realizaram uma assembleia às 14 horas e decidiram fazer uma passeata, ocupando a Radial Oeste. Ele afirma que não estava no local quando pneus foram queimados, mas que houve negociação com a PM e os estudantes retornaram para a universidade. 



Ainda de acordo com Gavazza, eles ocuparam a área de um banco em reforma ao lado do bandejão por volta das 17h30. Apoiadores da greve iniciada em 11 de junho, eles reivindicavam uma proposta do governo do estado e a ampliação do refeitório. Já a assessoria da PM informou que o Batalhão de Choque foi acionado porque os alunos estariam depredando um caixa eletrônico. O órgão não confirmou o uso de armamento não letal nem explicou como o Choque conseguiu dispersar os alunos. 

A Associação de Docentes divulgou nota condenando a repressão policial, apesar de não apoiar o radicalismo do bloqueio da via e disse achar estranho o campus estar sem luz "coincidentemente" desde as 14 horas.

Folha

Nenhum comentário: