sábado, 14 de setembro de 2013

Victor Davidovich: NOTA DE REPÚDIO À PUBLICAÇÃO "PSOALIZANDO"

NOTA DE REPÚDIO À PUBLICAÇÃO "PSOALIZANDO", ASSINADA POR CARLOS MATHEUS (ESTUDANTE DO IFF) E PUBLICADA POR ALEX GARCIA EM SEU BLOG (CARTÃO VERMELHO).


Definido como "jovem brilhante" por Alex Garcia, Carlos Matheus revela-se brilhante somente se tomarmos como brilhante alguém como o próprio Alex Garcia. Em seu perfil no facebook, encontramos publicações reacionárias e exaltações à ditadura militar brasileira. É o típico "defensor da moral e dos bons costumes cristãos". 

Enquanto julga a esquerda da forma mais superficial possível, revela uma profunda falta de conhecimento da causa operária e estudantil e da realidade imposta pelo sistema capitalista.

Esse jovem, então, resolve tentar analisar a estratégia política do Grêmio Estudantil Síntese. Afirma, ele, que o Grêmio Estudantil Síntese só busca palestrantes e convidados do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Até o presente momento, foram apenas dois - Marcelo Freixo e seu assessor Tomás Ramos. Mas, de fato, existe a vontade de trazer ainda Jean Wyllys (deputado federal) e Gelsimar Gonzaga (prefeito de Itaocara - RJ), ambos do PSOL. Mas, qual é o real ponto de convergência desses indíviduos? Será mesmo o partido? Não. O ponto em comum nas pessoas que buscamos para acrescentar conhecimento aos estudantes do IFF é a defesa que fazem, entre outros, da democracia, das minorias, dos movimentos sociais, da juventude negra criminalizada, da gestão participativa e do serviço público gratuito e de qualidade.

Se o estudante espera que busquemos Felicianos e Bolsonaros, infelizmente terá que esperar outra gestão do Grêmio Estudantil. Não seremos nós que daremos mais espaço para as ideias elitistas e reacionárias desses. O senso-comum e a mídia tradicional dão espaço suficiente para o contra-senso às ideias apresentadas pelos nossos convidados. Não corroboraremos também com blogueiros que criminalizam os movimentos sociais, como o Alex Garcia fez com a ocupação da Câmara de Vereadores de Cabo Frio por manifestantes do Síntese, do Grêmio do Rui Barbosa, do SEPE e independentes.

O que o estudante pode esperar são convidados de outros partidos que corroborem com a luta do trabalhador e do estudante, como Romário (sem partido) e Cristóvam Buarque (PDT).

Poderia para finalizar discorrer sobre o apartidarismo que as elites levantam depois de ganharem eleições utilizando de coligações inescrupulosas. Não farei isso porque, enquanto Grêmio Estudantil. não podemos tomar partido devido à pluralidade de ideologias dentro de nossa base. Mas, também enquanto Grêmio Estudantil, somos responsáveis por apoiar aqueles que fazem a defesa de nossa classe. 

Com essa vertente de luta estamos a poucos passos de conquistar o PASSE-LIVRE ILIMITADO PARA QUALQUER ESTUDANTE DE COLÉGIOS/UNIVERSIDADES públicas localizados no município, o que seria um dos maiores avanços da luta estudantil nos últimos anos no Brasil.

Seguimos com a certeza de que estamos fazendo o melhor que podemos para todos os estudantes afetados por nossos posicionamentos e lutas. 

Victor Davidovich é Diretor de Políticas no Grêmio Estudantil Síntese e Secretário de Movimentos Sociais do PSOL Cabo Frio

Nenhum comentário: