terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cartilha dá dicas de segurança bancária para população na região dos Lagos

Ideia é orientar sobre furtos no centro da cidade


A secretaria de Segurança de Araruama, na região dos Lagos, está distribuindo 10 mil cartilhas com “Dicas de segurança bancária” para a população da cidade. Os principais alvos são os frequentadores do centro, área mais exposta aos roubos. Até junho deste ano foram registrados 39 furtos a pedestres na cidade, segundo o ISP (Instituto de Segurança Pública).
O secretário Marco Aurélio Vollmer explica que a cartilha faz parte de uma ação preventiva.
- Não temos registrado aumento do número de “saidinhas de banco” na cidade, mas estamos orientando a população para que os casos não cresçam. Esse crime é comum em todo o país.
Vollner admite que a ação visa preparar a cidade para a chegada do verão, época em que aumenta a população e o número de ocorrências criminais. Ele informa ainda que todo o efetivo da guarda está mobilizado para orientar os moradores e turistas com relação à cartilha.
A ação começou no início de agosto para atingir os aposentados e servidores do municipio, que recebem nesse período. Em menos de 10 dias foram distribuídas três mil cartilhas.
As dicas
Vollmer acrescenta ainda que a cartilha não fala só sobre furtos, mas orienta também sobre crimes ligados à internet. Entre as dicas de segurança da cartilha se destacam:
- Cuidado ao portar talão de cheques. Se possível, porte somente o número de folhas necessárias à utilização diária.
- Confira periodicamente seu extrato e, em caso de transações suspeitas, comunique imediatamente ao banco.
- Não forneça senhas por telefone, mesmo em caso de informações de prêmios ou demais vantagens.
- Evite utilizar o celular ou computadores de terceiros (lan house, aeroportos, stands de eventos...) para realizar operações bancárias. Pessoas mal intencionadas podem ter acesso aos seus dados confidenciais.
- Se costuma fazer transação bancária via internet, mantenha sempre atualizado o anti-vírus e o sistema operacional. Também troque, periodicamente, sua senha de acesso online.
-Não se preste a receber crédito de pessoas desconhecidas em sua conta: propostas desta natureza são comumente feitas por golpistas nas proximidades de bancos e caixas eletrônicos.
- Ao realizar operações financeiras ou pagamentos online, certifique-se de que está no site correto clicando sobre o cadeado e/ou chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site.
R7.com

Nenhum comentário: