segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A pressão de Cabral para esconder suas viagens ilegais

    Vejam a que ponto chegou o desespero do governador Sérgio Cabral na tentativa de esconder da opinião pública suas viagens em jatos particulares ao exterior. Realmente eu estava estranhando a demora da vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose Freitas (PMDB – ES) em responder o meu requerimento de informações sobre as viagens de Cabral. Minhas perguntas foram objetivas: quais foram as aeronaves particulares em que viajou e a quem pertenciam; as rotas percorridas e os destinos; e os acompanhantes nessas viagens? Na quarta-feira fui surpreendido com a notícia que a Câmara dos Deputados estava se negando a enviar o requerimento de informações à Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada à Presidência da República. Na quinta-feira fui pessoalmente ao gabinete da vice-presidente e tive com ela e o assessor parlamentar que escreveu o voto contrário ao fornecimento das informações, uma conversa longa e não conclusiva. Por último ela disse: “Recorra à Mesa, é o seu direito”.


Fiquei intrigado com a decisão da vice-presidente. Afinal, todos os cidadãos têm direito a obter informações públicas, ainda mais um deputado federal no exercício do seu mandato. Hoje, após conversar com muitas pessoas de vários partidos sobre a crise no PMDB pude entender o que aconteceu no caso do requerimento de informações sobre as viagens de Cabral.


Desesperado com a possibilidade de ser desmascarado publicamente, em viagens suspeitas, principalmente a Miami e Paris, em jatos de empreiteiros, banqueiros e empresários que ganham dinheiro do Estado, Cabral jogou pesado para que as informações não fossem fornecidas. Segundo as informações que tive, até o vice-presidente da República, Michel Temer ligou para sua colega de partido, Rose de Freitas pedindo “para dar um jeito de não encaminhar o requerimento de Garotinho”. Isso é um absurdo, vou à Justiça para obter as informações.

Outra fonte, um deputado federal do PMDB, de um estado do sul do país, me afirmou que viu o deputado e Líder do seu partido, Henrique Eduardo Alves (RN), ao telefone, dizer à deputada Rose de Freitas: “Minha querida, o problema é seu. Você não pode é entregar o Sérgio Cabral nas mãos do Garotinho. Se ele quiser que vá à Justiça, mas pelo menos atrase o que puder aí”.

É realmente eu vou à Justiça, vou às últimas conseqüências. A Câmara dos Deputados não pode é abrir mão de sua prerrogativa de obter as informações de todos os órgãos federais.

Mas se pensam que terminou aí estão enganados. Outra fonte, esta do Palácio Guanabara, muito próxima ao governador, disse que ele próprio aos gritos no telefone dizia: “Rose, esse Garotinho é maluco. Olha o que você vai fazer comigo. Esse cara é inconfiável. Vai pegar essas informações e vai dar pra Veja ou pra primeira revista que aparecer na frente dele. Ele quer me desmoralizar”.



Quer dizer que Cabral quer que as suas viagens ilegais sejam transformadas em documentos secretos da República? Tanto medo por que?


Pela Justiça conseguiremos as informações e o povo do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil tomará conhecimento das farras, das festas, das negociatas feitas por Cabral cruzando os ares do mundo.
http://www.blogdogarotinho.com.br/

Nenhum comentário: