terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Bobo, o Risoles e mais mentiras sobre educação

Pra começo de conversa: Quais bons resultados no ENEM???? Das escolas particulares que pagam 4 ou 5 vezes mais aos professores do que a rede pública estadual? Ah, tá bom!
Será que esse monte de novas "MERDIDAS" e fabulosas metas da educação (o Rio deve estar entre os 5 melhores até 2014!?!) vão resolver realmente os inúmeros problemas da educação? Ou será que o sec. General Risoles e sua tropa de "kibes da GIDE" só vão provocar mais transtornos e retrocessos na educação estadual?
Agora a culpa pela falta de investimento na educação estadual nos últimos anos (inclusive no governo Sérgio do Mal) e das prefeituras, que não formam bem seus alunos no ensino fundamental??? Vai ver é por isso que o genial sec. General "A Arte da Guerra" Risoles resolveu entregar TODAS as turmas de ensino fundamental, que ainda estavam nas escolas estaduais, para as respectivas redes municipais!!! Não é comovente a preocupação desse cretino? -"O problema são as crianças que chegam das redes municipais. Vamos entregar todas as turmas de ensino fundamental para as prefeituras e então nossos problemas se acabam!!!" Passa a ser problema somente das prefeituras e não mais da educação estadual...F*#@M-S& todos, eu quero é ver só o meu lado. Excelente forma de pensar e de agir de um gestor de educação pública. É um fanfarrão mesmo!
O pior de tudo, mas não inesperado, é o jornal o Globo publicar essa "notícia" com ares de que temos algo a clelebrar. Fala sério!


Educação do Rio celebra bons resultados no Enem
A divulgação do resultado ainda demora dez dias, mas o desempenho dos alunos no último exame do Sistema de Avaliação Bimestral do Processo Ensino Aprendizagem (Saerjinho) das escolas da rede estadual, realizado dia 21 de setembro, já é comemorado pelo secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia. Esse foi o último exame bimestral, o terceiro do ano e, garante o secretário, já reflete os investimentos feitos na rede.
- Com as avaliações, detectamos falhas e as corrigimos. Além disso, investimos nos dois principais atores, que são o aluno e o professor. Já é possível ver resultados. Hoje temos 120 mil estudantes matriculados em aulas de reforço escolar, e os professores estão incentivados com a formação continuada - listou Risolia. (tá de sacanagem, aspira?!? que professores estão incentivados?)
Também está em andamento um novo mecanismo para promover a relação entre professor, aluno e escola. O concurso em trâmite reserva para o profissional aprovado uma carga de trabalho de 30 horas semanais. É quase o dobro das atuais 16 horas e promoverá, segundo a Secretaria de Estado de Educação, a fidelização dos profissionais com as suas unidades. (fala sério, que professor quer se "fidelizar" na rede estadual?!? a maioria tá só esperando algo melhor aparecer pra pular fora!) Em três anos, a rede foi ampliada em 12 mil professores.
Risolia justificou o fraco desempenho dos alunos da rede estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a falta de investimento nos anos iniciais do ensino fundamental, séries oferecidas majoritariamente pelos municípios. No ranking mais recente, do ano passado, o Rio aparece à frente somente do Piauí e empatado com Alagoas, Amapá e Rio Grande do Norte.
- Esses alunos alcançam estágios de desenvolvimento muito diferentes. É preciso ter um trabalho integrado com os municípios. Se não houver sincronia, há problema - frisou.

Comparação entre redes pública e privada é criticada
As características dos alunos também entram nesta conta. Para a secretaria de Educação, muitos dos seus estudantes não têm a intenção de frequentar curso superior e, portanto, não investem no Enem. Risolia também criticou a comparação feita entre o desempenho dos alunos das redes públicas e privadas, dizendo que o investimento médio nacional por aluno na primeira é de R$ 2.700 ao ano, enquanto na particular pode chegar a R$ 2 mil ao mês.
O Globo

Nenhum comentário: