O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse nesta quinta-feira (6), em visita à World Skills, competição mundial de ensino profissionalizante, em Londres, que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) não resolverá os problemas da base da educação. Segundo ele, a questão a ser resolvida está no ensino fundamental.
O Pronatec prevê a ampliação da oferta de vagas de cursos técnicos e profissionalizantes em instituições privadas e ao acesso ao financiamento estudantil. O projeto ainda precisa ser votado no Senado Federal.
O senador, que foi ministro da Educação entre 1º de janeiro de 2003 a 27 de janeiro de 2004, no governo Lula, afirma que o programa enfrentará dificuldades por conta da deficiência no ensino nas séries iniciais. “O aluno vai chegar ao ensino técnico sem saber o que é regra de três e será necessário gastar mais tempo para ensinar o que os meninos já deveriam saber”, afirma.
Para Buarque, o ensino médio deveria passar a ter duração de quatro anos, em vez de três, sendo que o último deveria ser reservado ao ensino profissionalizante. “É necessário aprender um ofício e daqui a alguns anos o mercado estará melhor para quem tiver um ofício do que para aqueles que se formaram em universidades ruins.”
Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai, disse que o Pronatec poderá ajudar a corrigir o descolamento que há entre a realidade do que a juventude necessita e o que sistema, em especial, no ensino médio oferece. “A grande maioria dos estudantes chega ao mercado sem a escola ter ajudado. O Pronatec vai ao encontro das necessidades das famílias e da inserção no mercado de trabalho.”
Cristovam BuarqueComentário: A diferença de opinião entre o sen. Cristovam Buarque e o min. da educação Fernando Haddad é simplesmente absurda! Haddad fala como pré-candidato e pedagogo de gabinete, que desconhece os verdadeiros problemas da educação brasileira e tenta "tapar o sol com peneira" de sua gestão, fazendo de conta que não participou(ou foi responsável) dos últimos anos das mazelas que atingem a educação. Já Cristovam é professor de verdade, viveu e vive o cotidiano escolar e sabe apontar com precisão seus erros e pontos fracos. E tem toda razão em dizer que o aluno chega ao ensino médio ou técnico sem saber regra de três, ou mesmo coisas mais simples. O investimento tem que ser maior na base, nas primeiras séries do ensino fundamental, ou nenhuma medida de melhoria da educação se sustentará daí em diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário