domingo, 23 de outubro de 2011

Enem: Candidatos reclamam de textos longos

O tamanho dos textos e enunciados das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi a principal reclamação dos candidatos que fizeram a prova na Universidade Nove de Julho (Uninove), na zona oeste paulistana. A estudante Daniela Andrade, 18 anos, diz que não achou a prova difícil, mas cansativa. “É muito texto, são muito grandes as perguntas”, disse a jovem que admitiu ter estudado somente “um pouco”.
Avaliação semelhante teve Camila Feliciano, estudante da mesma idade. “Eu achei que deveria ter estudado mais, porque estava fácil”. Apesar do baixo nível de dificuldade, ela acha que foi mal devido ao pouco empenho no último ano no cursinho. Camila também reclamou dos enunciados. “Muito texto, dava até sono.”
No entanto, os temas tratados na prova ajudaram a candidata Michele Oliveira. Ela achou o exame menos complicado do que o do ano passado. “Como foi bem focado em atualidades, e eu leio muito, estava bem fácil”, disse a aluna do ensino médio que pretende usar a nota para entrar em um curso de psicologia ou jornalismo.
Por acompanhar diariamente as notícias na internet, Micael Magalhães também acha que se saiu bem nas questões relacionadas a política e atualidades, em especial as que trataram da situação da Líbia. O estudante de 17 anos espera que o segundo dia do exame seja ainda mais fácil. “Acho que tenho habilidade para redação”, ressaltou.
Cursando economia em uma faculdade particular, Leandro Loiola, 26 anos, pensa justamente o contrário. Para ele, a prova de redação, parte da avaliação de amanhã, é um desafio à parte. “A redação sempre precisa de um tempo a mais”, destacou.
Agência Brasil

Nenhum comentário: