quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dois pesos e duas medidas nas escolas estaduais

Estamos passando uma situação, no mínimo curiosa, nas escolas estaduais.
Os professores que fizeram greve estão tendo que repor essas aulas, até aí tudo bem, nós recebemos normalmente durante o período de greve, mesmo com todo o terrorismo da Seeduc em relação ao corte de ponto.
Mas agora, no final do ano e sob ameaça de cancelar(otimizar) algumas turmas com "poucos" alunos (menos de 35), outras medidas estão sendo tomadas. Se não houver a reposição de 10 sábados letivos, com aulas indo até fevereiro de 2012, o semestre letivo da EJA será cancelado e os alunos terão que repetir a série. Todos nós sabemos como é difícil agendar sábado letivo para alunos da eja, pois a grande maioria trabalha, a alternativa seria passarmos planos de estudos para os alunos completarem a carga horária necessária, sem prejuízo do conteúdo para os alunos.
A resposta da Seeduc é que DEVE ser feita a reposição INTEGRAL dos dias letivos. Pois bem, dificuldades a parte, é isso que está sendo feito nas escolas!
Temos agora que analisar uma outra situação enfrentada pelos alunos, que não é por causa da greve, não é por causa dos professores, mas sim por falta de responsabilidade e comprometimento da Seeduc: A ausência de professores para algumas disciplinas desde o começo do ano!!!
E como as direções de escolas estão resolvendo esse problema? - Contratando professores ou oferecendo GLP pra que seja feita essa reposição sem prejuízo para os alunos, certo? - ERRADO. 
As coordenadoras estão passando trabalhos e lançando notas para os alunos no Conexão educação, como se esses alunos tivessem professor e aulas NORMALMENTE!!! Ou seja, plano de estudo!
Para resolver o problema de carência crônica de professores na rede estadual tá valendo fazer plano de estudo, sem professor e sem carga horária, mas para repor as aulas da greve, com professor, aí não pode!
Isso é no mínimo absurdo, mas tenho certeza que é criminoso! O estado quer tapar o sol com a peneira quando a responsabilidade é dele, mas quando é para penalizar o professor por ter feito a greve, aí fica acompanhando diariamente e contabilizando cada minuto de aula a ser reposto.
No final das contas não importa se o aluno teve aula ou não, se teve professor ou não, importa é a nota lançada com uma "pseudo" carga horária! Pra isso o sec. Risoles não manda nenhum inspetor da GIDE! Não tem gestor regional fiscalizando! Não tem reportagem no O Globo celebrando os resultados da falsificação dos dados com relação a falta de professores!
A verdade é que esse governo vem mascarando a falta de professores na rede estadual, pois sabe que o número de pedidos de exoneração e abandono é muuuuuito maior do que as contratações feitas por concurso, que NUNCA tem suas vagas totalmente completas, pois o salário é ruim e as condições de trabalho também, o que mantém a maioria dos professores longe das escolas estaduais, e faz com que os que nelas estão só fiquem até arrumar algo melhor.
Doc

Nenhum comentário: