Estamos passando uma situação, no mínimo curiosa, nas escolas estaduais.
Os professores que fizeram greve estão tendo que repor essas aulas, até aí tudo bem, nós recebemos normalmente durante o período de greve, mesmo com todo o terrorismo da Seeduc em relação ao corte de ponto.
Mas agora, no final do ano e sob ameaça de cancelar(otimizar) algumas turmas com "poucos" alunos (menos de 35), outras medidas estão sendo tomadas. Se não houver a reposição de 10 sábados letivos, com aulas indo até fevereiro de 2012, o semestre letivo da EJA será cancelado e os alunos terão que repetir a série. Todos nós sabemos como é difícil agendar sábado letivo para alunos da eja, pois a grande maioria trabalha, a alternativa seria passarmos planos de estudos para os alunos completarem a carga horária necessária, sem prejuízo do conteúdo para os alunos.
A resposta da Seeduc é que DEVE ser feita a reposição INTEGRAL dos dias letivos. Pois bem, dificuldades a parte, é isso que está sendo feito nas escolas!
Temos agora que analisar uma outra situação enfrentada pelos alunos, que não é por causa da greve, não é por causa dos professores, mas sim por falta de responsabilidade e comprometimento da Seeduc: A ausência de professores para algumas disciplinas desde o começo do ano!!!
E como as direções de escolas estão resolvendo esse problema? - Contratando professores ou oferecendo GLP pra que seja feita essa reposição sem prejuízo para os alunos, certo? - ERRADO.
As coordenadoras estão passando trabalhos e lançando notas para os alunos no Conexão educação, como se esses alunos tivessem professor e aulas NORMALMENTE!!! Ou seja, plano de estudo!
Para resolver o problema de carência crônica de professores na rede estadual tá valendo fazer plano de estudo, sem professor e sem carga horária, mas para repor as aulas da greve, com professor, aí não pode!
Isso é no mínimo absurdo, mas tenho certeza que é criminoso! O estado quer tapar o sol com a peneira quando a responsabilidade é dele, mas quando é para penalizar o professor por ter feito a greve, aí fica acompanhando diariamente e contabilizando cada minuto de aula a ser reposto.
No final das contas não importa se o aluno teve aula ou não, se teve professor ou não, importa é a nota lançada com uma "pseudo" carga horária! Pra isso o sec. Risoles não manda nenhum inspetor da GIDE! Não tem gestor regional fiscalizando! Não tem reportagem no O Globo celebrando os resultados da falsificação dos dados com relação a falta de professores!
A verdade é que esse governo vem mascarando a falta de professores na rede estadual, pois sabe que o número de pedidos de exoneração e abandono é muuuuuito maior do que as contratações feitas por concurso, que NUNCA tem suas vagas totalmente completas, pois o salário é ruim e as condições de trabalho também, o que mantém a maioria dos professores longe das escolas estaduais, e faz com que os que nelas estão só fiquem até arrumar algo melhor.
Doc
Nenhum comentário:
Postar um comentário