Duas turbinas ligadas nesta sexta-feira podem gerar 71,6 megawatts cada, uma capacidade de suprir 350 mil residências |
A Hidrelétrica de Santo Antônio, que será a sexta maior do País e fica em Rondônia, entrou em operação comercial nessa sexta-feira. Foram ligadas duas turbinas do tipo bulbo na margem direita do Rio Madeira, que têm capacidade de gerar 71,6 megawatts cada, o que significa uma produção inicial que pode suprir a demanda de 350 mil residências.
O início da produção acontece nove meses antes do previsto no cronograma inicial, e três meses após os primeiros testes. Até o final do ano, a usina terá 12 turbinas em operação, afirma a concessionária responsável pela obra, formada por Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).
Nesta primeira fase, a energia será transmitida por meio de uma Subestação Provisória que garantirá a conexão da usina ao Sistema Elétrico Regional e, por consequência, ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A partir de janeiro de 2016, com todas as turbinas em operação, a usina deverá gerar energia equivalente para abastecer mais de 40 milhões de pessoas no País.
O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário