sexta-feira, 17 de junho de 2011

Esses blogs que você lê

Vivêssemos em obscuros tempos de outrora, algum esbirro do Poder diria que esses blogs que você lê são perigosos, subversivos, passionais, irresponsáveis…  O poder autoritário jamais aceitará a blogosfera e por uma só razão primordial: ela é uma força incontrolável.
Mais do que incontrolável, a blogosfera é plural. É jornalismo em estado puro. É delírio ou paixão. Você ama ou odeia, mas não despreza. Vai a ela em busca de referendar seus pontos de vista ou saber a opinião contrária a fim de melhor combatê-la, mas vai.
À diferença da grande imprensa tradicional, porém, quando os comunicadores da blogosfera se reúnem não é para combinar o que dirão ou para conspirar contra o surgimento de novas formas de comunicação e, sim, para concordarem em discordar.
Vieses, abordagens, estilos, uma sinfonia de ritmos vai surgindo em espiral vertiginosa. Agrada ou não, mas não se repete e tampouco obedece a qualquer manual ou doutrina. Blogs são caóticos, anárquicos, irreverentes, destemidos ao ponto da imprudência e além.
São capazes de reunir multidões em torno de causas que não beneficiam categorias ou corporações, mas o interesse público. Dizem o que a imprensa jamais denunciaria por seus acordos e “filtros”. E muito mais rápido, pela mesmíssima razão.
Esses blogueiros que você lê, após uma maratona de encontros que se espalharam pelos quatro cantos do país se reúnem a partir do fim da tarde de sexta-feira 17 de junho de 2011 em Brasília em uma confraternização que atrairá autoridades e personalidades.
A estrela do evento será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ministros, deputados e outras autoridades. Centenas e centenas de blogueiros de todas as partes debaterão com o poder do Estado e entre si o futuro desse movimento literário-digital do século XXI.
Por que tanta atenção a um encontro desses comunicadores? Ora, milhões de brasileiros acessaram a blogosfera durante o ano passado em busca de informações sobre candidatos aos mais variados cargos eletivos dos diversos níveis de poder.  Essa é uma das muitas razões.
A blogosfera se enraíza e se espraia pela sociedade, interferindo nos costumes, nas visões de mundo, na cultura e até na dinâmica da política, formando opiniões, gerando dissensões e adesões a idéias que seriam abandonadas ou adotadas em silêncio, em outros tempos.
Agora, esses blogs que você lê estarão reunidos em um só local, na mesma hora, sob o espírito da integração. Mas não da integração do discurso ou das idéias. Será a integração dessa adição, dessa “cachaça” em que os blogs se converteram para blogueiros e leitores.
Não há como não assistir ao II Encontro Nacional desses blogs que você tanto lê. E não será por falta de meios, pois o evento será transmitido por streaming. Para acompanhá-lo, basta clicar aqui a partir das 19 horas desta sexta-feira e durante o sábado e o domingo.
http://www.blogcidadania.com.br/2011/06/esses-blogs-que-voce-le/

Nenhum comentário: