sábado, 18 de junho de 2011

Fukushima suspende operação de descontaminação de água radioativa

A operação de descontaminação da água radioativa da usina nuclear de Fukushima foi suspensa neste sábado poucas horas após o início dos trabalhos. De acordo com a empresa Tokyo Electric Power (TEPCO), responsável pela central, o motivo foi o alto nível de radiação apresentado.
A operação havia começado às 20h de sexta-feira (horário local) e teve que ser interrompida cinco horas depois. A TEPCO não informou quando os trabalhos serão retomados.
"Estamos verificando a causa do elevado nível de radioatividade", explicou Junichi Matsumoto, responsável pelas operações nucleares da empresa.
Cerca de 100 mil toneladas de água contaminada se acumulam debaixo dos reatores e turbinas da usina de Fukushima Daiichi (Nº 1) desde o terremoto e tsunami de 11 de março.
A tragédia provocou uma falta de energia elétrica em Fukushima, o que quase causou um colapso no sistema de refrigeração dos reatores. A TEPCO precisou jogar água sobre eles para resfriá-los, dia e noite, e precisa ainda derramar cerca de 500 toneladas de água por dia, levando ao acúmulo de grande parte do líquido nas instalações.
A operação de descontaminação do líquido acumulado tratará 50 toneladas de água por hora, num total de 1,2 mil ao dia.
A empresa poderá reutilizar a água descontaminada nos circuitos de refrigeração quando for restabelecido seu funcionamento.
A companhia, no entanto, enfrenta ainda um outro problema: a lama radioativa resultante do processo de descontaminação.
Em 17 de abril, a TEPCO anunciou que espera reduzir significativamente os vazamentos radioativos da central até julho e estabilizar a temperatura dos reatores em torno dos 100 graus Celsius o mais tardar em janeiro.
http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2011/06/18/fukushima-suspende-operacao-de-descontaminacao-de-agua-radioativa/

Nenhum comentário: