Parceria quer reduzir para dois dias a entrega, e em 20% o preço, dos livros em inglês no Brasil
Os leitores brasileiros serão beneficiados com uma queda de até 20% no preço dos livros em inglês comprados no país, prevê uma parceria entre o grupo americano Ingram Content e a brasileira Singular Digital, do grupo Ediouro. O tempo de entrega dessas obras, que pode chegar a 60 dias hoje, deve ser reduzido para apenas dois dias úteis, dizem as empresas. A gigante do mercado de distribuição de livros dos Estados Unidos escolheu o Brasil como o primeiro país para lançar o Global Connect, que permitirá a impressão e distribuição sob demanda do seu catálogo em vários lugares do mundo. No modelo sob demanda, o livro só é impresso e remetido após ser comprado, o que elimina a necessidade de estoques.
Parceira na empreitada, a Singular estima que, daqui a três meses, os leitores brasileiros poderão comprar e receber num intervalo de até sete dias úteis grande parte dos 6 milhões de livros em inglês do portfólio da Ingram. Segundo Carlo Carrenho, diretor-executivo da Singular, o objetivo é que daqui a um ano e meio todo o catálogo esteja disponível e possa ser enviado para o leitor em no máximo dois dias úteis após o pedido.
O preço dos títulos pode cair 20%, segundo estimativa de Carrenho, pois não haverá custos com frete internacional. Isso porque a Singular não precisará importar as obras americanas para distribuí-las aqui, já que terá acesso ao arquivo digital. Dessa forma, todos os livros em inglês comprados pelos brasileiros sairão fresquinhos do parque gráfico da Singular no distrito de Xerém, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Como impostos de importação não incidem sobre livros, não haverá desconto na tributação.
A Singular já tem parceria com as principais cadeias de livrarias brasileiras. Portanto, será possível comprar livros em inglês impressos no Brasil em lojas físicas e virtuais de marcas como Saraiva, Fnac, Cultura e Submarino, além de no próprio site da distribuidora.
- O grupo Ediouro já negociava com o Ingram há quatro anos, antes mesmo da Singular existir (foi criada em 2009). Com essa parceria, esperamos estar distribuindo, daqui a três anos, cerca de 200 mil livros em inglês anualmente no país - disse Carrenho, segundo o qual o mercado de livros em inglês no Brasil é hoje da ordem de US$ 30 milhões ao ano.
Será, então, o fim da importação de livros em inglês no Brasil? O diretor-executivo da Singular acha que é muito cedo para decretar isso, pois algumas editoras americanas demoram para liberar seus lançamentos para o modelo sob demanda. Ou seja: é possível que o best-seller do verão americano só chegue meses depois por aqui devido a essa estratégia de mercado, e quem quiser lê-lo terá que importá-lo.
- Mas eu acredito que a tendência é mesmo acabar - prevê Carrenho.
O Global Content deverá ser expandido para outros país a partir do final deste ano. É provável que os próximos mercados sejam os de Japão e Alemanha. O negócio também deve chegar em outros países da América Latina em breve, possivelmente Argentina e Colômbia.
"O mercado de hoje não está mais limitado pelas fronteiras nacionais ou linguísticas. Os meios digitais oferecem aos editores uma oportunidade ainda não explorada, e a Ingram está reformulando o modelo de distribuição de conteúdo para ajudá-los", disse em nota David Prichard, diretor-executivo do grupo Ingram Content.
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