segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

E se o mundo não acabar?

 Conheça várias ‘previsões’ que já surgiram, mas que jamais se concretizaram. A mais recente sugere que, segundo a antiga Civilização Maia, a Terra chegaria ao fim em 2012


Se você é uma das pessoas que se assustam com a onda de boatos de que o mundo acabará em 2012, devido a uma suposta ‘previsão catastrófica’ da antiga Civilização Maia, relaxe. Há pelo menos 9 outros bons motivos para não se preocupar, como mostra lista feita pela revista americana ‘Time’ de ‘fins do mundo’ que nunca ocorreram.
Além da ‘profecia’ para este ano, a publicação escolheu as principais previsões apocalípticas de todos os tempos. O suposto ‘fim dos tempos’ em 2012 teve origem numa interpretação de um calendário da antiga civilização meso-americana Maia. O último dia do documento é 21 de dezembro.
Segundo a ‘Time’, a mais famosa falsa profecia foi a de William Miller, em 1840, nos EUA. Ele convenceu 100 mil pessoas de que Jesus voltaria. A multidão vendeu bens e aguardou o apocalipse. “O fim do mundo não chegou e Miller mudou a data. Os seguidores fundaram o movimento adventista”, diz a publicação.
Bem antes, em 1535, previsão que também indicava a volta apocalíptica de Jesus angariou seguidores em Munster, Alemanha. Em Londres, no ano de 1666, houve o temor de que grande incêndio na cidade acabaria com o mundo inteiro, por causa da crença popular de que ‘666’ é ‘o número da besta’. Dez mil pessoas morreram.
Já no Texas (EUA), no fim do século XIX, integrantes de grupo que depois daria origem às Testemunhas de Jeová acreditavam que a Terra acabaria em 1914. Em 1963, o pastor pentencostal americano William Branham assustou dizendo ter visões de que o mundo iria chegar ao fim em 1977. Também a partir da década de 70, a escritora Hal Lindsey previu várias vezes a extinção da Terra.
Um outro episódio no Texas, em 1993, acabou em sangue: David Koresh convenceu seguidores de que ele era o Filho de Deus e armou fiéis, mas acabou morto num tiroteio com o FBI. Mais recentemente, houve o medo do ‘Bug do milênio’, que pararia todos os computadores da Terra na virada do ano 2000. “O máximo foram faltas de energia”, lembra a ‘Time’. Ano passado, o apresentador Harold Camping anunciou duas datas do fim dos tempos. E acabou virando motivo de piadas.

Oportunidade de um novo começo
Segundo os próprios descendentes dos maias, o fato de calendário desta antiga civilização terminar no dia 21 de dezembro de 2012 não é motivo de desespero. Em dezembro, no México, aconteceram várias cerimônias em sítios arqueológicos maias justamente para comemorar: segundo a crença real, o fim do calendário é na verdade uma oportunidade para um novo começo.
Arqueólogo do Instituto Nacional de Antropologia e História, Luis Leiva explicou à agência Efe que, para os indígenas de Quintana Roo, o fim do calendário não acaba com o mundo: “Para os maias o tempo é cíclico, em espiral, não como o nosso, que é linear”.
Em cerimônia no sítio arqueológico El Rey, em Cancún, vários chefes e sacerdotes maias pediram a proteção de seus deuses para o ano de 2012. Em Chiapas e Iucatã, também houve vários festejos.
O Dia

Nenhum comentário: