Para preencher a grade dos alunos, as escolas têm de fazer adaptações. E isso acontece principalmente nas disciplinas de exatas. |
Faltam professores de disciplinas elementares, em todo o Brasil.
Para preencher a grade dos alunos, as escolas têm de fazer adaptações. E
isso acontece principalmente nas disciplinas de exatas. Imagine
aprender química ou física com um professor que não é formado na área.
Pois essa é uma situação comum pelo Brasil. E uma séria ameaça para o
futuro de um país que quer ser desenvolvido. O Bom Dia Brasil ouviu
especialistas, professores e alunos.
“A gente fica sem estudar. Vai embora para casa, fica sem estudar”, lamenta um aluno.
“Desde o começo do ano não estou tendo aula. Ontem foi a reunião de pais. Na folhinha não apareceu nada de química”, afirma Jéssica Teixeira de Oliveira.
“Desde o começo do ano não estou tendo aula. Ontem foi a reunião de pais. Na folhinha não apareceu nada de química”, afirma Jéssica Teixeira de Oliveira.
“Eles falam que vai chegar professor e nunca chega. Não tive nenhum dia de aula de química”, conta Ildiane Souza Santos.
E imagine aprender química ou física com um professor que não é formado
na disciplina. Pois essa é uma situação comum no país. Segundo o
Governo Federal, na educação básica, dos quase 60 mil professores que
dão aulas de física, nem 10 mil são formados. Dos 53 mil que lecionam
química menos de 15 mil têm diploma na matéria. O aluno sai perdendo.
“Em 1º lugar, ele não está tendo a aula que ele deveria receber por um
profissional bem formado. O 2º grave problema: a química não é ensinada
adequadamente no Ensino Médio. O que a gente observa é que ela é
ensinada do ponto de vista de uma lousa como uma ciência experimental,
em um quadro negro, em uma lousa. Portanto, ela não desperta a motivação
na aprendizagem pelo assunto”, explica Mozart Neves Ramos, consultor do
movimento ‘Todos pela educação’.
Em turma de química da USP, o professor aplicou um questionário para
saber, entre outras coisas, o que os alunos pretendem fazer depois que
se formarem. Dos 30 estudantes, apenas oito disseram que querem se
tornar professores.
“O professor ganha por hora, trabalha em duas, três escolas para compor
um salário e ele trabalha demais, o dia todo. Então isso eu acho que
afasta demais o interesse dos alunos em seguir nessa carreira”, explica
Flávio Antonio Maximiniano, professor de Química da USP.
“Eu tenho vontade de ser professora, eu gosto muito de dar aula, de
ensinar, de lidar com crianças. Mas como eu sei que as condições hoje
não são boas, infelizmente eu sei que o meu futuro talvez não fosse do
jeito que eu gostaria, começando como professora”, lamenta a estudante
de Química Flávia Caetano.
Segundo o movimento "Todos pela educação", cerca de 44% dos professores
de química no Ensino Médio, além de não terem formação específica, não
são formados nem mesmo em áreas de exatas, como física, ou matemática.
Bom dia Brasil
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