O Ideb aumentou, mas a aprendizagem diminuiu...tem caroço nesse angu!!! |
O
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado na
terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC) mostra que o Brasil bateu a
meta prevista para ser cumprida em 2013. O País saltou da nota 4,6 para
5 - em um indicador que vai 0 a 10. Entretanto, o aumento do Ideb não
significa que os alunos aprenderam mais português e matemática.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, por exemplo, o índice
aumentou o dobro do que sinalizou a taxa de proficiência dos alunos.
Enquanto subiu 0,4 - de 4,6 para 5 -, o aprendizado dos alunos variou em
0,22. Isso acontece porque na composição do Ideb são considerados tanto
o aprendizado - medido pela Prova Brasil - como o fluxo escolar, fruto
do porcentual de aprovação. O resultado é uma somatória dos dois. Apesar
de legítimo - o índice foi constituído exatamente com a finalidade de
medir esses dois indicadores -, o resultado pode não deixar claro qual
foi exatamente o crescimento da aprendizagem dos estudantes.
Tanto que há casos em que a nota do Ideb subiu ao mesmo tempo em que
caiu a performance dos alunos na avaliação. É o que se pode verificar
nos anos iniciais da rede pública do Estado do Amapá. Em relação a 2009,
o Ideb subiu 0,2 - de 3,8 para 4,0 -, apesar de as notas da Prova
Brasil terem sido menores que as obtidas no teste anterior. É que, nesse
intervalo, o porcentual de aprovação cresceu 5,87%.
O mesmo acontece nos anos finais no Rio de Janeiro. Apesar de uma
ligeira queda no rendimento dos alunos da rede pública nas provas de
português e matemática, o Ideb subiu de 3,4 para 3,7, consequência de um
crescimento de 7,16% na taxa de aprovação.
Yahoo
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