"A amizade de um único ser humano inteligente é melhor do que a amizade de todos os insensatos." Demócrito de Abdera
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Cuidado com o GERM! Estamos infectados!
GERM muito comum na Seeduc RJ chamado "Risoliis Gides"
Pasi Sahlberg é um educador finlandês brilhante que está tentando reverter a maré global de políticas educativas destrutivas.
Sahlberg escreveu um livro importante, Lições finlandesas, explicando
como o sistema educativo finlandês foi transformado nos últimos trinta
anos e se tornou uma das nações de mais alto desempenho do mundo nos
testes do PISA de leitura, matemática e ciência.
Recentemente Sahlberg escreveu um artigo que resume a sua opinião no blog de Valerie Strauss's Answer Sheet no Washington Post.
Sahlberg adverte que há agora um vírus infeccioso que varre o mundo e
que ele chama de GERM (Global Education Reform Movement) Movimento Gobal
de Reforma da Educação. O GERM é caracterizado por forte
ênfase no estilo das reformas de mercado: testes, dados de medição de
alunos e professores, ranking, escolha, concorrência.
A
Finlândia tem resistido ao vírus GERM. Seus alunos não têm testes
padronizados, eles fazem testes feitos por seus professores, cujo
julgamento profissional e autonomia são profundamente respeitados por
todos.
A Finlândia tem a certeza que todos os seus filhos estão
bem cuidados, menos de 5 por cento vivem na pobreza. Nossa taxa de
pobreza infantil é perto de 25 por cento.
A Finlândia tornou-se
uma grande “performer”, ele escreve, não buscando a excelência, mas
buscando a equidade, perseguindo a meta de boas escolas para todos.
Todos os professores finlandeses são bem formados em seus temas e em
pedagogia, adquiridos em uma universidade acadêmica, todos os
professores devem ter um mestrado antes que eles possam ensinar. É
interessante notar que, ao contrário, um número crescente de professores
nos EUA estão recebendo as suas credenciais e diplomas de universidades
on-line. Muitos estados estão diminuindo as exigências para ser
professor.
Aqui estão os sintomas da GERM, descritos por Sahlberg:
O primeiro sintoma é a introdução de mais concorrência no âmbito dos
sistemas educativos. Muitos reformadores acreditam que a qualidade do
ensino melhora quando as escolas competem umas contra as outras. Para
competir, as escolas precisam de mais autonomia, e com essa autonomia
vem a exigência de responsabilização. Inspeções às escolas, testes
padronizados de estudantes, avaliação da eficácia do professor são
consequências da competição de mercado nas reformas escolares de hoje.
No entanto, quando as escolas competem umas contra as outras, eles
cooperam menos.
O segundo sintoma da GERM é o aumento da
escolha da escola. Ela essencialmente posiciona os pais como
consumidores capacitando-os a escolher as escolas para seus filhos entre
várias opções e, assim, promove a concorrência ao estilo do mercado no
sistema escolar à medida que as escolas buscam atrair os pais. Mais de
dois terços dos países da OCDE aumentaram as oportunidades de escolha da
escola para as famílias com a ideia de que os mecanismos de mercado na
educação permitiriam um acesso igual à educação de alta qualidade para
todos. Um número crescente de escolas charter nos Estados Unidos,
academias de escolas secundárias na Inglaterra, escolas livres na Suécia
e escolas particulares na Austrália são exemplos de expansão das
políticas de escolha da escola. Ainda de acordo com a OCDE, os países
que perseguem essa escolha tiveram tanto um declínio em seus resultados
acadêmicos, como assistiram a um aumento da segregação escolar.
O terceiro sinal da GERM é o aumento da responsabilização das escolas e
dos testes padronizados relacionados aos estudantes. Assim como no
mercado, muitos acreditam que tornar os professores e as escolas
responsáveis pela aprendizagem dos alunos levará a melhores resultados.
Hoje os resultados dos testes padronizados são a forma mais comum de
decidir se as escolas estão fazendo um bom trabalho. A eficácia dos
professores medida por meio de testes padronizados dos alunos é um
sintoma da GERM. De acordo com o Centro de Educação Pública, testes
padronizados aumentaram o ensinar para a prova, estreitaram os
currículos para priorizar a leitura e matemática, e afastaram o ensino
da arte da pedagogia e levam a uma instrução mecanicista. Nós
temos um caso fracassado de GERM nos EUA. Nós estamos até exportando-a
para outros países, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Nossos
produtos educacionais e ideias devem ser colocados em quarentena nas
fronteiras. Precisamos de medicação para parar o vírus dentro de nossas
próprias fronteiras.
Vamos ver neste movimento de "reforma" o que ele
realmente é: um esforço corajoso para privatizar a educação pública e
abri-la para o investimento privado. Este não é um "movimento dos
direitos civis." Este é um ataque a uma instituição democrática básica.
Grandiosa postagem essa que você produziu. Parabéns cara !!!
Outra coisa, quando você tiver oportunidade, vai lá no meu blog e dá uma lida em dois post's que fiz, pois eles tocam exatamente no assunto aqui abordado.
Olha professor, são poucos os colegas que trocam uma idéia sobre o assunto; pois alguns acham até que é teoria da conspiração (é molé?!!). Alguns desses esquecem que vivemos em um mundo de lógica capitalista; já outros aparentam (nas falas e posicionamentos) estarem prontos a aceitar e se submeter, sem fazer uso de uma atitude que deve ser inerente a todo o docente, a análise crítica e criteriosa da realidade.
Segue link's sobre as postagem do meu blog. http://claudio-santos.blogspot.com.br/2012/05/modelo-charter-x-modelo-atual.html
Um comentário:
Olá professor !!
Grandiosa postagem essa que você produziu. Parabéns cara !!!
Outra coisa, quando você tiver oportunidade, vai lá no meu blog e dá uma lida em dois post's que fiz, pois eles tocam exatamente no assunto aqui abordado.
Olha professor, são poucos os colegas que trocam uma idéia sobre o assunto; pois alguns acham até que é teoria da conspiração (é molé?!!). Alguns desses esquecem que vivemos em um mundo de lógica capitalista; já outros aparentam (nas falas e posicionamentos) estarem prontos a aceitar e se submeter, sem fazer uso de uma atitude que deve ser inerente a todo o docente, a análise crítica e criteriosa da realidade.
Segue link's sobre as postagem do meu blog.
http://claudio-santos.blogspot.com.br/2012/05/modelo-charter-x-modelo-atual.html
http://claudio-santos.blogspot.com.br/2012/05/o-avanco-dos-sistemas-de-ensino-nas.html
PS.; Qualquer novidade sobre o livro do finlandês em lingua portuguesa, favor avisar.
Postar um comentário