sexta-feira, 2 de março de 2012

Cultura evoluiu porque seres humanos partilham conhecimento

Estudo que comparou crianças, chimpanzés e macacos capuchinhos mostra que o ser humano é o único que divide informações entre si
Uma das características humanas é a habilidade de acumular conhecimento cultural ao longo do tempo. Esta capacidade gerou realizações complexas como estudos filosóficos, satélites, aceleradores de partículas e a medicina moderna, entre outras. Uma questão para a qual não se tinha resposta era se outros primatas seriam capazes de acumular esse tipo de conhecimento. A resposta parece ser não, segundo estudo publicado nesta quinta-feira (1º) no periódico científico Science. 

Um grupo de pesquisadores criou uma caixa de quebra-cabeça para avaliar esta habilidade em crianças, chimpanzés e macacos capuchinhos. “Ficamos surpresos com as grandes diferenças entre crianças e os outros animais. Na literatura científica há relatos de imitação e atividades pro sociais em chimpanzés, portanto esperávamos mais deles. O Lewis Dean, estudante que fez o experimento, não presenciou sequer um desses comportamentos. Em contraste, nas crianças aconteceu centenas de vezes”, afirmou ao iG Kevin Laland, da Universidade Saint Andrews, na Escócia, um dos autores do artigo. 

Os pesquisadores fizeram os testes com crianças de três a quatro anos, chimpanzés e capuchinhos. Os três grupos recebiam recompensas cada vez mais interessantes conforme iam desvendando os estágios de funcionamento da caixa de quebra-cabeça. O resultado foi que as crianças eram muito mais capazes de chegar aos estágios mais avançados do que os chimpanzés e capuchinhos. “As crianças responderam à tarefa como um exercício social, ajudando umas as outras, enquanto os chimpanzés e capuchinhos pareciam estar olhando para si mesmos, comportando-se para satisfazer suas vontades, de forma majoritariamente independente”, explicou Laland. E completou: “Nosso estudo mostra que os humanos diferem de outros animais pois possuem um conjunto de habilidades sociocognitivas, incluindo ensinar, imitar, linguagem e pro socialidade, que potencialmente dão suporte à transmissão de informação com alta definição”. 

O próximo passo da pesquisa será explorar a hipótese de que muito da cooperação humana tem em sua base o aprendizado social e a transmissão dele.
iG

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