quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Aprovação automática: eu já vi esse filme!!!

Aprova ou aprova!

Esta semana tomei conhecimento de uma deliberação do Conselho Municipal de Cabo Frio que cria o Conselho de Classe Extraordinário. Este novo artifício que visa, ao meu ver,  deter o número de reprovação provocado pela incompetência do poder público no trato com a Educação, funciona assim :  
 
1-Após o Conselho de Classe os responsáveis dos alunos tomam conhecimento do resultado.
 
2- Caso não concorde com a reprovação do seu filho, o responsável poderá solicitar a realização de um Conselho Extraordinário
 
3- O diretor da escola deverá então convocar o novo conselho em 03 dias, quando deverão estar presentes o responsável, o supervisor escolar, o inspetor escolar, o orientador Educacional, o diretor da unidade escolar e TODOS os professores da turma(ou quorum).
 
4- Se por acaso o requerente não concordar com o resultado do CONSELHO EXTRAORDINÁRIO, poderá recorrer o Conselho Municipal de Educação.

Então eu gostaria que alguém me esclarecesse: 
 
Para que aplicar uma avaliação? Para que realizar um conselho de classe ordinário que nada decide? Por que não chamar o pai do aluno na escola  e lhe perguntar  qual a nota que o seu filho merece? Por que a Secretaria Municipal de Educação  e o Conselho não abrem uma frente de distribuição de Diploma? Pra que aprofundar com burocracia o buraco que tem sido a Educação?
 
Por que não distribuir o bolsa família vinculado ao rendimento do aluno nas avaliações? 
 
Já Basta o ECA para acabar com autonomia e a autoridade do professor. Acham essas palavras reacionárias? Relaxem ! Aí vai uma sugestão de vanguarda para lidar com esse absurdo:
 
Já que utilizo diversos instrumentos avaliativos para aumentar as chances de aprovação do aluno, além de uma metodologia complacente e flexível, não me intimidarei com essa deliberação. Os alunos que não atingirem a nota mínima para a aprovação continuarão sendo reprovados por mim. Já que a força para aprovar os alunos e melhorar as estatísticas dos municípios já está chegando ferindo a autonomia do corpo docente, me recuso a participar da disso. Concedo tal desventura para aqueles que a idealizaram.
 
À Síndrome do Pânico, depressão, problemas renais, calos nas cordas vocais, hipertensão, L.E.R , agressividade por parte alunos e demais mazelas que acometem o professor,deveremos acrescentar a CULPA, uma vez que o professor que reprovar poderá provocar a convocação dos seus colegas mais um dia na escola.
 
MAS ATENÇÃO COLEGAS! NÃO SERÁ POR MINHA CULPA QUE VOCÊS SERÃO CHAMADOS NAS ESCOLAS DE FORMA COMPULSÓRIA. ESSA CULPA NÃO CARREGAREI. SIMPLESMENTE FALTAREI AO CONSELHO EXTRAORDINÁRIO, FORÇANDO O SISTEMA A APROVÁ-LO À  MINHA  REVELIA. 
 
EM TEMPO , FIQUEM TRANQUILOS, POIS CASO VOCÊ REPROVE E O CONSELHO EXTRAORDINÁRIO SEJA CONVOCADO, EU TAMBÉM NÃO IREI, POR RESPEITO À VOCÊ!
 
COLEGAS PROFESSORES, ME DIGAM , O QUE GANHAM AS CATEGORIAS “MORNAS”?

Rogério Carvalho 

Nenhum comentário: