sábado, 3 de novembro de 2012

Portões são abertos para entrada de estudantes que vão fazer o Enem

A aglomeração de estudantes foi grande na porta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã
Foram abertos ao meio-dia (hora de Brasília) os portões dos locais que abrigam provas do Enem neste sábado. Após as 13h, nenhum aluno poderá entrar. A prova será aplicada em 15.076 locais de 1.615 municípios. 

Neste sábado e domingo, 5.791.290 estudantes brasileiros farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O teste é uma oportunidade para estudantes que querem ingressar em universidades federais ou faculdades particulares do país. No estado do Rio de Janeiro são quase 409 mil inscritos.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) é um dos locais de maior número de candidatos. Desde cedo, muitos jovens se aglomeravam nas imediações, aguardando a abertura dos portões.
Serão 180 questões e uma redação para serem resolvidas em 10 horas de prova. O tempo é considerado insuficiente pelos alunos. Neste sábado, são quatro horas e meia para 90 questões. Já no domingo, cinco horas e meia para o aluno resolver 90 questões e a redação. 

Criado em 1999, o Enem ganhou mais importância há três anos, com a criação do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). Por meio desse sistema, a nota obtida no exame passou ser usada por instituições públicas de ensino superior para ingresso de estudantes em substituição aos vestibulares tradicionais.

No caso das faculdades particulares, a nota no Enem é um dos critérios para obtenção de bolsas de estudo parciais ou integrais por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Do total de universidades federais, pelo menos 45 já adotam o Enem para ingresso de alunos. Cada instituição tem autonomia para escolher a forma de aproveitamento das notas do Enem: como fase única, em substituição ao vestibular; como primeira fase ou para o preenchimento de vagas remanescentes, não ocupadas com o vestibular tradicional.

Em algumas instituições, a nota do Enem é somada ao resultado do vestibular, e a média é usada para ingresso nos cursos superiores. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Neste sábado, primeiro dia de provas do Enem, os participantes terão quatro horas e meia para responder a todas as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. 

No domingo, o tempo é estendido em uma hora. Com isso, os inscritos terão cinco horas e meia para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Além disso, o aluno fará a redação, que está no topo das preocupações dos participantes por representar 50% da nota total.

Nos dias de exames é necessário apresentar um documento de identificação original com foto, que pode ser a carteira de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social; certificado de reservista; passaporte; ou Carteira Nacional de Habilitação com foto. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

A previsão é que os gabaritos do Enem sejam divulgados no dia 7 de novembro e os resultados gerais saiam no dia 28 de dezembro.

JB

Nenhum comentário: