sábado, 24 de novembro de 2012

Avaliação do tablet que será entregue a professores da rede pública

Primeiras impressões: Positivo Ypy 7


O primeiro tablet totalmente brasileiro chega às lojas nesta semana. Fabricado pela Positivo Informática, o Ypy já conta com uma versão de 7 polegadas, mas a família deve aumentar com o lançamento de uma edição com 10 polegadas ainda antes do final deste ano. A versão mais básica do aparelho, com conexão Wi-Fi e 10 GB de memória poderá ser encontrada a partir de 999 reais.


Aprovado:  O que chamou nossa atenção


Desempenho

Tanto para jogos quanto para navegação, o Ypy oferece excelentes resultados. A capacidade de processamento é alta e permite que vários aplicativos possam ser executados em segundo plano, sem que haja travamentos. Até mesmo quando jogos são deixados em espera, o navegador continua respondendo muito bem aos comandos.

O mesmo se aplica aos recursos que exigem a câmera integrada ao aparelho. Ao contrário de outros dispositivos Android, o Ypy consegue inicializar o software de controle da câmera rapidamente.

Câmera

Além dos programas de controle, a própria câmera merece elogios. A versão de 7 polegadas do Ypy oferece apenas uma câmera frontal para videoconferências, mas ela se comporta de maneira muito satisfatória. Para a captura de algumas fotografias ou para conversas em vídeo, a qualidade das imagens é realmente boa.

Tela

Quando falamos em tablets, a tela é o primeiro item avaliado pelos usuários e o Positivo Ypy 7 conta com uma excelente. Além de a resolução ser muito boa, a resposta aos comandos touchscreen é um dos pontos mais altos do aparelho. Isso pode ser percebido, principalmente, em jogos e aplicativos que exigem precisão dos toques na tela.

Sistema operacional

A Positivo Informática pensou muito nos brasileiros antes de lançar o Ypy. Prova disso está no sistema operacional Android, que foi totalmente personalizado para facilitar o acesso de usuários com pouca ou nenhuma experiência em tablets. O sistema conta com tutoriais em vídeo, que podem ser acessados pela própria Área de trabalho.

É possível modificar todas elas rapidamente, modificando ícones e animações. Além disso, o Ypy já sai de fábrica configurado com várias pastas de organização, dividindo os aplicativos e atalhos em seções específicas, que facilitam o acesso às principais informações disponíveis. Ponto também para o teclado virtual, que traz o “cedilha” e o “.com.br” para facilitar a digitação.

Multimídia

O Ypy possui dois aplicativos para reprodução de músicas: o oficial do Android e um criado pela própria Positivo. Os dois garantem bom desempenho na execução do conteúdo, permitindo que os usuários possam ouvir suas canções favoritas enquanto trabalham ou navegam pela internet. Esse item ganha ainda mais pontos devido à boa qualidade dos alto-falantes integrados.

Quanto aos vídeos, a qualidade é impecável e até mesmo filmes em alta resolução podem ser executados. Vale dizer que o Ypy sai de fábrica com músicas de quatro artistas populares brasileiros e vídeos de duas cantoras de sucesso: Paula Fernandes e Ivete Sangalo.

Bateria

Se é para ser portátil, um tablet não pode exigir recargas o tempo todo. E nisso o Ypy ganha muitos pontos. Dependendo da utilização, a bateria do aparelho dura até 8 horas e garante que os usuários possam navegar tranquilamente, sem medo de ficarem na mão. 

Reprovado:  Do que esperávamos mais

 

Design

É difícil olhar para o Ypy e não pensar que ele foi criado com duas molduras. Muito espaço além da tela é ocupado pelo aparelho, o que faz com que ele fique muito pesado em relação a outros tablets com as mesmas 7 polegadas. Fora isso, a construção fragmentada faz com que ele pareça muito mais frágil do que realmente é.

Crapware em excesso

A proposta da Positivo Informática é facilitar o acesso dos usuários aplicativos do Android. O problema é que a empresa fez isso em exagero com o Ypy. São mais de 50 aplicativos instalados no tablet, sendo que boa parte deles pode nem chegar a ser testada pelos consumidores (crapware).

Esse grande número de apps não chega a pesar o sistema, mas basta abrir a pasta de aplicativos para que seja possível perceber a poluição visual causada pelo número elevado de ícones.

Botões

Quando utilizado no formato retrato, o Ypy apresenta um problema um pouco complicado. Os “botões Android” acabam sendo pressionados involuntariamente e com certa frequência, o que pode atrapalhar o funcionamento de alguns aplicativos.

Outro incômodo está nos botões de volume: no formato paisagem, eles funcionam sem problemas, mas quando está em retrato, o controle fica confuso. O botão de cima faz com que o som fique mais baixo. Por sua vez, o de baixo faz com que o som aumente.

 Tecmundo

Nenhum comentário: