segunda-feira, 4 de julho de 2011

De tudo um pouco

* O SEPE se mobiliza, faz assembléia, passeata, ato público, "twitaço", distribui panfletos, adesivos etc, mas o secretário de educação marca reunião com a Uppes pra negociar e fazer uma contra-proposta as reivindicações dos profissionais da educação. Isso não é muito estranho (pra dizer o mínimo)???

* A Seeduc repudia os atos de boicote ao Saerjinho e o uso do cartão-cultura para comprar comida...mas com o salário que pagam aos professores em início de carreira o que o governo e o secretária esperavam? Que nós saíssemos do interior do estado pra ir ao teatro na Capital? Não dá pra comprar livro pela internet, o cartão não é aceito no cinema, com R$500 NÃO dá pra pagar um curso de pós, e aí?

* Quem tiver um tempinho deve visitar o Blog do Euler (http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/). Camarada professor e guerreiro da educação de Minas.

* O gov. Sérgio do Mal só foi aparecer pra dar entrevista na rádio CBN e anunciando que iria criar uma lei de conduta ética (como é humilde e de nobres propósitos) para as ações do governador e vice...seria cômico (e muito) se não fosse de uma cretinice e cara-de-pau sem proporções até agora (nunca dantes na história desse país!). Vai dizer que precisa de lei pro cara (que já foi deputado, presidente da assembleia, senador e governador) saber que NÃO pode andar no jatinho ou em qq veículo de empresário que tenha contratos com o governo? Receber "presentinhos" de construtoras que prestem serviço para o governo? Pegar empréstimo com empresários "amigos" para comprar uma mansão com valor muuuuuuito maior do que ele é capaz de ganhar exercendo função pública? Putz, fala sério, Cabral!!! Vai contar outra, que essa não cola!

* Li no jornal O Dia online (o dia) que os PM's vão poder receber uma grana extra pra trabalhar nas suas folgas, tornando oficial e mais lucrativo o famoso "bico"...e o comandante da PM tá todo feliz e orgulhoso dessa sua medida. Se pagasse um salário digno pros policiais, eles não precisariam fazer bicos, nem vender suas folgas ou férias pra sustentar a família. Essa medida é só mais uma forma de manter os baixos salários dos funcionários públicos(nessa caso os policiais)! E quando sair de licença médica ou aposentar? Vai fazer bico tbm????

* A greve dos professores pode completar um mês essa semana (5ª feira, 07/07) mas os grandes meios de comunicação não tem dado a menor importância para o movimento e suas reivindicações, isso se deve ao fato desses meios servirem aos interesses das elites (que colocam seus filhos para estudar em escolas particulares) de sucateamento deliberado da educação pública. Afinal a quem interessa uma educação pública de qualidade? Nosso governantes preferem seus eleitores submissos e dependentes de favores eleitorais (cesta básica, cimento, tijolo, emprego, etc) e a melhor forma de conseguir isso é acabando com a única chance que o pobre tem de "abrir o olho" e melhorar de vida: a escola!!!

* O sec. Risoles acha um absurdo a greve dos professores e o boicote ao Saerjinho. Diz que a greve só prejudica os alunos, que ficam sem aulas. Ah, tá! Quer dizer que os alunos só ficam sem professor quanto tem greve? Quer dizer que a falta de professor de matemática, química e geografia desde o começo do ano é culpa da greve? Quer dizer que os mais de 20 professores que pedem exoneração por dia (devido aos baixos salários e as péssimas condições de trabalho), mais de 2370 só em 2011, é culpa da greve? Que as salas de aula tenham mais de 50 alunos dificultando o trabalho do professor e o aprendizado dos alunos é culpa da greve? Que o professor ganhe tão pouco que tenha que trabalhar em 3, 4 ou 5 escolas é culpa da greve? Só fala besteira desse tipo quem nunca foi pra uma sala de aula e nem tem que viver com R$765 por mês! 


* Se somente 2% dos professores estão em greve por que o secretário ficou tão preocupado com o boicote ao Saerjinho? Apenas 2% em greve, tão pouco que a mídia não deu a menor atenção, ainda bem que inventaram a internet, os blogs, o orkut e facebook, assim essa ninharia de professor grevista pode se comunicar e saber notícias desse movimento "esvaziado"! Com apenas 2% de adesão dos professores, o secretário não tem motivos pra se preocupar com reposição de aulas ou com o fim do semestre para os alunos da EJA, não é mesmo? Ou será que não são só 2% que estão em greve e esse número é muito maior, o suficiente pra "atrapalhar" o plano de metas do Serginho e Salgadinho???

* Sou a favor do Enem e do fim do vestibular, mas não da forma como está sendo feito. O Enem deveria ocorrer uma vez em cada série do ensino médio, não somento no final, e a nota para aproveitamento do aluno deveria ser uma média das notas dos três anos. Isso obrigaria os alunos (e as escolas tbm) a estudar e ter mais dedicação e empenho durante todo o ensino médio, ao invés do "desespero" que toma conta dos alunos no 3º ano. Com mais tempo de dedicação séria e acompanhamento da escola, teríamos tbm (com um pouco de sorte) melhoria dos índices de educação ao longo do ensino médio.

Nenhum comentário: