terça-feira, 12 de julho de 2011

Fundo do mar brasileiro esconde “tesouros perdidos”

Costa litorânea do Brasil tem mais de 20 mil embarcações naufragadas cheias de histórias
Vanessa Sulina, do R7
Pedaços “perdidos” da história do Brasil estão escondidos no fundo do mar espalhados por seus 8.000 km de litoral. São mais de 20 mil embarcações de diversas épocas naufragadas nos mais diferentes lugares. 
Apesar de nem todas terem sido “descobertas”, parte delas está em boa localização e profundidade onde é possível navegar pelo que sobrou. Além dos vestígios das estruturas, pode-se ver uma infinidade de corais, peixes e outros animais.

Jornalista de Santos (SP) e especialista no setor de navegação, José Carlos Silvares começou a se interessar pelos naufrágios há 30 anos. E desde então, mergulhou neste mundo, e já coleciona estudos sobre cerca de mil embarcações.

Durante uma palestra sobre o assunto a mergulhadores, uma das donas da editora Cultura Sub Ana Carolina Xavier o convidou para lançar o livro Naufrágios do Brasil, uma Cultura Submersa. Juntos, selecionaram naufrágios em que era possível fazer o mergulho.

- Nós fizemos um pente-fino e chegamos em cem, porém o livro ficaria superficial. Então selecionamos ainda mais e chegamos em 35, ou seja, o top do top. Quem se interessa em ir a estes locais, com o livro, pode se informar um pouco mais sobre o que está vendo. 

Nenhum comentário: