quinta-feira, 21 de julho de 2011

Professor esforçado deve ganhar mais?

Gilberto Dimenstein, 54, integra o Conselho Editorial da Folha e vive nos Estados Unidos, onde foi convidado para desenvolver em Harvard projeto de comunicação para a cidadania.

Esse pergunta que faço aqui é estimulada pela decisão da cidade Nova York de suspender o pagamento de bônus para os professores, baseado no desempenho da escola. É um grande pretexto para quem é contra a premiação por mérito na educação atacar medidas semelhantes implantadas no Brasil. Bobagem.
Não acredito que nenhuma instituição funcione sem um sistema de premiação do esforço. Do contrário, a preguiça e a mediocridade são recompensadas. Como lembrou Antônio Gois, esse extraordinário repórter de educação, a realidade americana tem especificidades. É um lugar em que há duras punições para escolas ruins (são fechadas) e estímulos para escolas públicas independentes e comunitárias. Mas o sistema de bônus tem mostrado bons resultados em países mais próximos do Brasil como Índia e Chile. Além da Inglaterra. O bônus é a solução? Não, claro.
O problema é extremamente complexo. Todos vão dizer que o essencial é atrair bons professores e treiná-los melhor. Óbvio. Mas bons professores, em muitos casos, também não funcionam.
Isso porque uma boa parte da aprendizagem depende de fatores fora de sala de aula: a família e a comunidade, por exemplo. Como um estudante com problema de saúde, tão comum entre as famílias mais pobres, vai aprender? A pobreza, como sabemos, é um dos grandes fatores que atrasam a aprendizagem. Ser professor em lugares pobres é lidar ainda mais com a violência.
Também sabemos que, pelas pesquisas, aumentar salários igualmente também não funciona. Mas se não houver melhores salários, como atrair talentos?
Sou dos que acham que um projeto educação sustentável tem de atrair talentos (isso significa melhores salários e treinamento continuado), precisa envolver a família e a comunidade, aumentar os espaços educativos na cidade, combinar várias políticas públicas em torno da escola (a começar pela saúde) e formar bons diretores.
Um desses estímulos é pagar mais a quem se esforça mais. É um jeito de combater a mediocridade.
Folha.com

roberto kobayashi 
Ronaldinho Gaucho R$ 1.400.000,00 por mes : "Homenageado na Academia Brasileira de Letras"...
Tiririca R$ 36.000,00 por mes, fora auxilios e mordomias : "Membro da Comissao de Educacao e Cultura do Congresso"... 
Piso Nacional dos PROFESSORES R$ 1.187,00(FORA OS DESCONTOS)...FALAR O QUE?
É POR QUE NESTE PAÍS OS QUE ENSINAM COISAS inuteis COMO : LER, ESCREVER E PENSAR TEM POUCO VALOR! 
 M.V Valvemark 
Só que no Brasil não temos nem uma coisa e nem outra, ou seja, os professores ganham salários ridículos e a maioria das familias acham que os professores tambem tem a obrigação de ensinar os princípios básicos ( higiêne, respeito ao próximo, etc..) coisa que no mínimo deveria ser feita em casa pelos pais. No Brasil temos um somatório de descaso dos governantes e também de muitos pais que mandam seus filhos para a escola para não terem que cuidar deles em casa!!  
Gabriel F. Marinho 
Há muitos problemas em políticas de valorização do profissional da educação (professores e pedagogos) em instituições públicas. Salário é uma delas. Não sei como é nos EUA, mas no Brasil seria preciso chegar num piso salarial mais justo, antes de oferecer uma gratificação por mérito. Será que podemos mesmo desqualificar um professor por baixa performance quando esse ganha menos de R$ 1200,00 e tem de ter dedicação exclusiva!!? 

 Comentário: O cara vive nos EUA, trabalha com projeto em Harvard e vai falar sobre o professor que ganha uma merreca aqui no Brasil. É, tem tudo pra fazer uma "avaliação" isenta e pertinente sobre o assunto, ele falou sobre o Chile, mas o que temos visto é uma verdadeira guerra da população contra o sistema educacional daquele país.

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