sábado, 9 de julho de 2011

Menor apto para doação

Adolescentes com 16 e 17 anos já podem ir aos hemocentros. Confira as novas regras

Rio - Menores de idade já podem doar sangue. A nova regra, que permite que jovens de 16 e 17 anos façam a boa ação desde que tenham autorização dos pais, entrou em vigor ontem. O Hemorio já começou a receber os novos voluntários. A primeira foi a estudante Thamyres Miranda, 17. Ela aproveitou para ajudar o avô, internado.
“Esta oportunidade é ótima. Muitos adolescentes, como eu, sempre quiseram doar e não podiam”, contou a jovem. “Adorei doar sangue. É maravilhoso. Já planejo chamar meus amigos quando vier de novo”, completou.
DOCUMENTAÇÃO
Para doar, o menor de idade precisa levar ao hemocentro declaração assinada pelo responsável legal, com o documento de identidade original (ou cópia autenticada) de quem assinou. A declaração pode ser obtida em www.hemorio.rj.gov.br, ou pessoalmente no local de doação.

Assim como os adultos, os adolescentes também passarão por triagem. No dia da doação, é preciso evitar alimentação gordurosa por 4 horas antes da doação. E é preciso não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Homens e garotos podem repetir a doação a cada três meses, já as mulheres e garotas, a cada quatro.

Desde ontem, idosos com até 68 anos também podem doar sangue — o limite era de 65 anos. A regra, no entanto, só vale para quem já doava antes dos 60. “Agora vamos deixar de perder doadores em plena condição de continuar”, comemora Maria Esther Lopes, coordenadora de hemoterapia do Hemorio.
http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/7/menor_apto_para_doacao_175011.html
 

Nenhum comentário: