segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Produtos feitos (de propósito) para durar pouco

A iminente escassez de recursos naturais do planeta coloca limites à indústria e exige mudança do atual padrão de produção, afirma o diretor-presidente do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Helio Mattar. Há dois anos, 16% da população mundial (cerca de 1,4 bilhão de pessoas) eram responsáveis por 78% do consumo. Agora, são 150 milhões de novos consumidores por ano. Se o mundo seguir nesse ritmo, em dez anos serão três bilhões de consumidores e, segundo Mattar, não haverá recursos para dar conta de toda essa demanda. 

Segundo especialistas, a responsabilidade pela mudança nesse modelo tem de ser compartilhada pela indústria, revendo o padrão de produção; pelo governo, criando um marco regulatório para padrões de produção e durabilidade; pelos consumidores, cobrando uma maior durabilidade dos produtos e reclamando ao identificar problemas; e pelas entidades, fazendo pressão e dando subsídios aos cidadãos para que estes optem por produtos mais eficientes.
 
A pouca durabilidade dos produtos e a dificuldade de consertá-los não acontecem por acaso. A troca rápida, segundo organizações, define um padrão de produção praticado há quase um século pela indústria: a obsolescência programada. O conceito consiste em reduzir a vida útil e dificultar o conserto de produtos, modificando os projetos e peças com mais frequência, principalmente eletrodomésticos e eletroeletrônicos, para garantir que sejam usados pelo menor tempo possível, acelerando o ciclo de consumo.


Inmetro não avalia durabilidade
A durabilidade dos produtos também não é um item avaliado como qualidade nos testes feitos pelo Inmetro. Segundo o instituto, “o foco da atuação é voltado para questões como a segurança do produto, saúde e meio ambiente”. E completa: “Pela Nova Lei do Inmetro, anunciada no Plano Brasil Maior, o instituto passa a ter poder para fazer estas avaliações, visando a combater práticas enganosas de comércio, inclusive os requisitos de usabilidade e pós-venda. Porém, ainda está em fases de estudos, não há nenhuma conclusão ou ação em execução”.

Amaury Martins de Oliva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), afirma que não existe no Código de Defesa do Consumidor (CDC) uma obrigatoriedade de a indústria informar qual é o tempo de vida útil do produto:
— O artigo 32 afirma que fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

Para o pesquisador na área de Consumo Sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), João Paulo Amaral, é preciso mudar este conceito:
— Hoje é muito subjetivo saber quanto dura um bem durável (eletroeletrônicos) ou semidurável (roupas e calçados). Não existe data de validade para eles. É preciso um marco regulatório.

Segundo o presidente do Akatu, quanto mais roupa se produz, por exemplo, mais água e energia se consome, gerando monóxido de carbono e colaborando para o aquecimento global. A moda, que muda a cada estação, leva as pessoas a consumirem mais. O consumidor precisa ser educado para perceber a importância de sua contribuição na transformação da sociedade de consumo para a de bem-estar, explica, fundada na satisfação derivada pelo uso do produto, e não por sua compra.

— Fiquei oito anos e meio usando o mesmo notebook, fazendo todos os upgrades possíveis. Só troquei quando os novos softwares de que precisava não eram mais compatíveis com a memória. Agora, já estou há dois anos com o mesmo computador. Tenho televisores com 12 para 13 anos de idade. Não dá para se deixar iludir por mudanças tecnológicas que não são totalmente necessárias — diz Mattar.

Amaral observa que, além de os produtos começarem a quebrar inesperadamente, mais recentemente a obsolescência programada passou a ser aplicada de outras formas:
— Faltam peças na assistência técnica para substituição. No caso de celulares, notebooks e tablets, os encaixes das baterias são modificados constantemente, forçando uma nova compra quando essa peça perde a vida útil, já que também são produzidas em número restrito para substituição.

As cafeteiras, sanduicheiras, liquidificadores e ferros de passar roupa amontoados sobre as prateleiras da loja de consertos do carioca Júlio Rangel, de 51 anos, evidenciam essa obsolescência programada — uma ameaça para o eletrotécnico, que teme ter de encerrar a atividade que mantém há 20 anos em uma galeria no bairro do Flamengo, sua única fonte de renda. Ele observa que o movimento na oficina começou a cair com a globalização e a invasão dos produtos chineses ao Brasil, no fim da década de 90:
— De um ano para o outro, as peças dos aparelhos mudam e já não é possível mais encontrar nas autorizadas. Ou o conserto se torna mais caro que comprar um novo, porque tem muito importado barato. Então, as pessoas acabam abandonando, principalmente cafeteiras e ferros de passar roupa, aqui — conta, enquanto conserta um ventilador de pelo menos dez anos de uso, o que só foi possível com o aproveitamento da peça de outro aparelho descartado pelo dono.

A cineasta alemã Cosima Dannoritzer, que dirigiu o documentário espanhol “Comprar, tirar, comprar” (“Comprar, jogar fora, comprar”, em tradução livre), de 2010, que denuncia casos de obsolescência programada pela indústria, afirma que as empresas continuam dizendo que nunca fariam algo assim, que existe uma razão técnica para isso e que apenas querem o melhor para o consumidor.

Um dos exemplos citados no documentário vem da Epson. Um homem leva a impressora que parou de funcionar à assistência técnica, que constata ser impossível consertá-la. Insatisfeito, procura na internet uma alternativa para resolver o problema e descobre um chip que determina a duração do produto. A intervenção funciona da seguinte forma: quando a quantidade de páginas programada pela fabricante é impressa, a impressora trava. Para o consumidor, a mensagem é a de que a máquina quebrou e não tem conserto.

— A empresa alega que o chip contador que bloqueia a máquina é para proteger a impressora porque, quando aparece o erro, é o momento de checar se é necessário limpar o depósito de sobras de tintas. Mas isso não é informado. Em vez disso, mandam a um serviço técnico que tampouco sabe o que acontece. E, assim, uma máquina que está boa se encontra em vias de ser descartada — critica a cineasta.

Indústria não se manifesta
Como bem traduz o título em inglês do documentário, “The light bulb conspiracy” (“A conspiração da lâmpada elétrica”, em tradução livre), o início da adoção desse padrão de produção está vinculado à indústria de lâmpadas. No início dos anos 1920, um grupo formado pelas empresas Philips, Osram e General Electric ficou conhecido como cartel Phoebus ao controlar a produção e venda das lâmpadas, reduzindo sua vida útil de 2,5 mil horas para mil horas.

O objetivo, explica Mattar, era forçar a troca de lâmpadas mais cedo para aumentar a produção e a rentabilidade da indústria. Também foi usado o argumento da necessidade de gerar mais empregos. A decisão de diminuir a durabilidade deste produto foi formalizada, inclusive, por meio de ata assinada pelos presidentes das empresas.

Procurada para comentar o assunto, a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) não retornou os contatos telefônicos nem os e-mails. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) informou que, em razão de “indisponibilidade de agenda”, seu porta-voz não poderia falar.

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