sexta-feira, 29 de junho de 2012

Estorinha pra professor dormir e sonhar com o bônus da GIDE!

- Acreditaram e se deram mal, hihihihi!!! - Risolia para os professores da rede estadual
A Viagem de Capitão Risolha e a Ilha do Canto da Sereia.

Uma Fábula de aventuras e tolices. (por Thiago Troll)

Nossa história começa no grande reino da Corruplândia, em uma rica cidade a beira-mar governada por um tirano conhecido por suas extravagâncias, corrupção e imbecilidades. Certo dia o tirano, faminto por mais dinheiro e riqueza, pensou em eliminar alguns dos servidores de sua cidade. Afinal, segundo ele, com menos servidores menos despesa para pagamentos, e assim, mais dinheiro para seus amigos, viagens e jantares caros em outras terras.

Mas onde ele iria começar sua empreitada? Ele nem precisou pensar muito (não que nosso tirano fosse capaz de tal façanha) e escolheu a Educação. “Por que o povão precisaria de conhecimentos?” – indagou – “Conhecimento pode ser perigoso, sim, muito perigoso para mim e para aqueles que são como eu” – bufou mais um pouco. E agora precisava imaginar em como fazer o seu ataque. Mas estava difícil para o tirano pensar em algo criativo e que não fizesse a plebe desconfiar. Quem disse que vida de déspota é fácil?

Quando então, surgindo do submundo, rastejando pelas latrinas mais abjetas da moralidade social surge uma figura que podemos chamar Capitão Risolha. E a despeito de sua aparência cômica e dificuldade de fala que o tornava ainda mais patético em certas ocasiões, tinha uma índole perversa. O Capitão Risolha tinha um plano eficaz para ajudar o tirano, e este decidiu por dar um voto de confiança. E é aí que a tormenta se mostra prestes a acontecer...

Os arautos do governo anunciam aos quatro ventos sobre viagem que acontecerá naquele ano, para uma terra de riquezas e abundância na Ilha do Canto da Sereia. Uma viagem de um ano de duração destinado aos educadores da cidade. Mas havia algo novo na divisão do tesouro, pois cada educador receberia o proporcional ao seu desempenho durante a viagem, segundo a uma cartilha inventada pelo Capitão Risolha, as “Metas Merdas para Navegação”. Infelizmente os educadores da cidade foram inicialmente obrigados pelo tirano a fazer a viagem. Todos em seus navios, Capitão Risolha em seu grande navio chamado GIDE e todos rumo a Ilha do Canto da Sereia.

As semanas foram se passando e muitos educadores começaram a cair na real sobre as falsas promessas do Capitão Risolha. Rapidamente viram que não era um homem de palavra, incapaz de dialogar com a tripulação, preferindo mandar os seus contramestres ameaçar os reclamantes. E para piorar a situação, os educadores, tanto os novos quanto os antigos na carreira, eram marinheiros de primeira viagem no que se referia à meritocracia aplicada pelo capitão através de seu plano de metas, que por sinal era algo totalmente obscuro para as mentes saudáveis.

Inconformados com a situação, pois os educadores viram que aquela viagem rumo a uma educação de qualidade e melhores condições de vida era uma mentira; somando o fato de que o famigerado capitão inventava a cada dia novas atribuições para todos (exceto ele), muitos dos educadores acabaram por pular fora de seus navios e lutar contra aquela nova realidade (passaram a ser vistos como traidores e combatidos pelos arautos do governo). Contudo, a maioria dos educadores permaneceu em suas naus, alguns por causa de problemas pessoais, outros por tolice ao acreditar no Capitão Risolha, outros por serem subservientes ao extremo e uma parcela que era tão insana quanto o chefe.

A viagem duraria mais do que tinha sido prometida, e quando chegaram à tão sonhada ilha os educadores que obedeceram as metas acabariam por serem vítimas do canto das sereias, perdidos a deriva e afogados em seus sonhos. Não acreditando no que acontecia olharam para trás buscando respostas de seu capitão, mas a última visão que tiveram foi do navio de GIDE sumindo ao horizonte, com o Capitão Risolha gargalhando e já fazendo os preparativos para a viagem do ano seguinte. Mas seu plano foi sucedido, pois dividiu os educadores e enriqueceu o tirano que o patrocinou.
Thiago Troll pelo facebook - Professores Unidos

Um comentário:

Anônimo disse...

QUANDO VÃO CRIAR O PROFESSOR ESPERANÇA?0500 2012 PARA DOAR REAIS.