Após muita pressão de movimentos sociais e parlamentares ligados à
educação e 18 meses de tramitação, a Comissão Especial da Câmara aprovou
por unanimidade a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em
educação. Esse montante era o ponto mais polêmico do Plano Nacional de
Educação (PNE), que inicialmente havia sido aprovado, em acordo com o
governo, com um índice de investimento da ordem de 8% do PIB para a
Educação. No entanto, nesta quarta-feira 26, o relator da matéria,
Ângelo Vanhoni (PT-PR), acatou um destaque do deputado Paulo Rubem
Santiago (PDT-PE) que aumentava o patamar de 8% para 10% do PIB.
Para ser confirmado, o valor, considerado por especialistas
fundamental para qualificar a mão-de-obra nacional, ainda depende da
aprovação do Senado e sanção da presidente Dilma Rousseff.
A decisão foi comemorada por movimentos estudantis e por acadêmicos
ligados à área. “Garantir 10% do PIB para a Educação é uma melhora
substancial, que reduz o atraso do Brasil frente aos países
desenvolvidos e emergentes”, afirma o professor Nelson Cardoso Amaral,
da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidadade Federal de
Goiás (UFG).
Amaral também é autor de um estudo que balizou o Conselho Nacional de
Educação (Conae) para a necessidade de ao menos 10% do PIB atrelado ao
setor educacional. Segundo ele, o aumento de 5,1% para 7% do PIB
(proposta inicial do governo) não significaria um amento da qualidade do
ensino no País. “Esse aumento de dois pontos percentuais só supriria a
expansão necessária da educação no Brasil, mas a sua qualidade
permaneceria estagnada”, diz.
A estagnação citada pelo professor é comprovada no Programa
Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, na sigla em inglês). De
acordo com o indicador, o Brasil frequenta o último pelotão da corrida
por uma educação de qualidade, ocupando o 54º lugar entre 65 países. O
Pisa também avaliou que embora o País tenha conquistado 33 pontos na
avaliação, entre 2000 e 2009, a maioria dos estudantes brasileiros não
conseguiu passar nem do primeiro dos seis níveis de conhecimento.(!!!)
A hora é agora
O índice de 10% do PIB para a Educação não poderia ter vindo em melhor hora, segundo Amaral. Citando dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Fazendo, o professor da UFG prevê uma queda da população em idade escolar nos próximos anos que, combinada com o crescimento do País, permitirá um aumento do valor investido por aluno.
O índice de 10% do PIB para a Educação não poderia ter vindo em melhor hora, segundo Amaral. Citando dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Fazendo, o professor da UFG prevê uma queda da população em idade escolar nos próximos anos que, combinada com o crescimento do País, permitirá um aumento do valor investido por aluno.
“Sabemos que 10% do PIB é um valor alto, mas é o que consideramos o
ideal para diminuir o atraso educacional brasileiro em relação aos
outros países, sem prejudicar demais o orçamento do governo”, pondera.
Segundo o professor, países como Estados Unidos, Japão e França investem
em torno de 5 e 6% de seu PIB em educação, mas os valores reais por
alunos são muito superiores aos brasileiros.
O próximo passo, para ele, é lutar para que o repasse para a educação
permaneça em 10% entre 2020 e 2030. “Essa é uma década fundamental
porque teremos um menor número de crianças e um PIB mais elevado. Depois
dela, podemos voltar a investir entre 5 e 7% sem perder em qualidade”,
explica. defendendo que a Educação é necessária para o País ter uma
mão-de-obra qualificada para sustentar seu crescimento.
Reclamação
Após o término da reunião da Comissão Especial da Câmara, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se apressou para dizer que o aumento do investimento aprovado pela Comissão Especial será uma “tarefa política difícil de ser executada”. De acordo com o MEC, ampliar os investimentos para 10% do PIB “equivale, na prática, ao longo da década, a dobrar em termos reais os recursos para a Educação nos orçamentos das prefeituras, dos governos estaduais e do governo federal”.
Após o término da reunião da Comissão Especial da Câmara, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, se apressou para dizer que o aumento do investimento aprovado pela Comissão Especial será uma “tarefa política difícil de ser executada”. De acordo com o MEC, ampliar os investimentos para 10% do PIB “equivale, na prática, ao longo da década, a dobrar em termos reais os recursos para a Educação nos orçamentos das prefeituras, dos governos estaduais e do governo federal”.
“Em termos de governo federal equivale a colocar um MEC dentro do
MEC, ou seja, tirar R$ 85 bilhões de outros ministérios para a
Educação”, disse Mercadante, segundo o texto divulgado pelo ministério.
Apesar das reclamações do ministro, o relator do PNE, deputado Ângelo
Vanhoni (PT-PR), disse que a proposta inicial de 8% “não correspondia
às necessidades do País”. “A área econômica nunca quer colocar esses
recursos, mas é tempo de priorizar o processo educacional no País”,
defende o professor Nelson Amaral. Conforme o texto aprovado nesta terça
26, a determinação é que se amplie os recursos para educação dos atuais
5,1% do PIB para 7%, no prazo de cinco anos, até atingir os 10% ao fim
de vigência do plano. “É uma questão de planejamento e temos dez anos
para nos prepararmos”, diz.
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