quinta-feira, 12 de julho de 2012

Telescópio Hubble descobre quinta lua de Plutão

Lua, que ainda não recebeu nome, é a menor ao redor de Plutão. Astrônomos acreditam na possibilidade da descoberta de outras luas

Astrônomos descobriram que havia algo escondido ao redor do distante e gelado planeta anão Plutão. Uma equipe de cientistas, a partir de dados do telescópio Hubble, afirmou nesta quarta (11)  ter encontrado a menor lua de Plutão. Com isto o planeta-anão passa a ter cinco luas conhecidas.

“Ainda não terminamos as buscas”, disse Hal Weaver, da Universidade Johns Hopkins, e que acredita que possam existir outras luas ao redor de Plutão.

Estima-se que a minilua tenha 24 quilômetros de diâmetro, menor que a anunciada no ano passado e que tinha 35 quilômetros de diâmetro. Caronte, a maior lua de Plutão descoberta em 1978, tem cerca de mil quilômetros de diâmetro. As outras duas luas Nix e Hydra, foram descobertas em 2005.

Acredita-se que as luas tenham sido formadas após a colisão entre Plutão e um objeto no Cinturão de Kuiper, disco repleto de pequenos corpos celestes que fica fora da orbita de Netuno.

Mark Showalter, do instituto Seti, disse que os nomes da nova lua e da descoberta no ano passado não serão divulgados até que a equipe termine de analisar os dados do Hubble, pois podem haver ainda outras luas escondidas.
 iG

Nenhum comentário: