quarta-feira, 4 de julho de 2012

Protesto em frente ao Palácio Guanabara

Terminou  pouco o protesto em frente ao Palácio Guanabara dos servidores do estado. O protesto se iniciou com uma passeataque saiu do Largo do Machado, às 12h30, e seguiu pela Rua das Laranjeiras até a Rua Pinheiro Machado, onde fica a sede do governo

A mobilização foi convocada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (MUSPE) contra ação do governador Cabral no STF, pedindo o fim dos adicionais por tempo de serviço dos servidores.

O protesto teve a participação de centenas de servidores da Educação, paralisados por 48 horas desde ontem, JustiçaSaúde, UERJ e outros.

No dia 9 de agosto, os profissionais de educação farão nova paralisação de 24 horas.



Entenda o protesto:

Os servidores estão mobilizados em defesa dos adicionais por tempo de serviço do funcionalismo estadual, ameaçados por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN nº 4782), impetrada pelo governador Sérgio Cabral, no Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se de uma ameaça real a este fundamental direito dos servidores, que também foi solicitada uma liminarque pode ser concedida a qualquer momento.

Esta ADIN atinge diretamente os triênios e até mesmo um dos pilares básicos do plano de carreira da Educação: a diferença de 12% entre os níveis por tempo de serviço. Por causa disto, a rede estadual se encontra mobilizada e se aliou aos outros setores do funcionalismo ameaçados por Cabral.

Além dos triênios, os profissionais de educação exigem: reajuste salarial para os professores; pagamento de enquadramento por formação para os funcionários e reconhecimento dos animadores culturais que trabalham nas escolas estaduais.
 Sepe

2 comentários:

Anônimo disse...

Pessoalllll, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN nº 4782) mantém todos os direitos dos servidores públicos e não vai acabar com os triênios. Quem está ganhando continua ganhando! O que vai ser discutido é a premiação das novas carreiras que surgem no estado...

Doc Costa disse...

Anônimo, vc é muito inocente ou muito "pelego" para acreditar realmente nisso! Foi dito o mesmo quando das mudanças na previdência e idade para se aposentar, os funcionários "acreditaram" e depois de aprovadas as mudanças passaram a valer para todos, inclusive para os que já estavam quase se aposentando e tiveram que trabalhar mais 5 anos!!! Por essas e outras é que não podemos deixar passar esse tipo de medida, devemos nos unir e protestar para mantermos nossos direitos. Os secretários passam e nós ficamos!!!