terça-feira, 1 de maio de 2012

Carro roubado com equipamento radioativo ainda não foi encontrado


Passadas mais de 30 horas do roubo de um carro carregado com equipamento com produto radioativo, os responsáveis pela Arcteste Serviços de Inspeção e Manutenção Industrial, empresa especializada em solda industrial, continuam apreensivos, aguardando notícias do veículo. Segundo o representante administrativo da empresa, Silas Vieira, eles estão mantendo uma equipe de plantão para a necessidade de resgate do equipamento.

— Como manda o protocolo,o resgate do equipamento tem que ser feito por no mínimo dois funcionários com curso de manuseio de cargas perigosas, que vão usar equipamentos de proteção — explicou ele, que acrescentou ainda: - Um dos equipamentos de segurança é um (contador) geiger, que mede o nível de radiação no local, além de um detector que emite um bipe sonoro no caso de vazamento de radiação — completou Silas, acrescentando que é a primeira vez que a empresa tem um equipamento deste tipo roubado.

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) também alertou a população para o risco de contaminação de quem venha a manipular o equipamento com a fonte radioativa. Os efeitos do contato do material com a pele pode gerar queimaduras e até a morte. Segundo Ivan Salati, diretor de Rádio Proteção e Segurança Nuclear da comissão, a fonte está encapsulada e guardada dentro do equipamento, que não deve ser aberto:

— Se permanecer dentro do equipamento, a fonte oferece risco quase nulo. Os efeitos do contato não são instantâneos, podem demorar a aparecer. Quanto mais prolongado o contato, mais intensos podem ser os danos ao organismo. A cápsula em si tem poucos centímetros — explicou o físico.

Ivan disse ainda que os raios gama só afetam quem manusear a fonte ou permanecer por um período prolongado, como alguns dias, a uma distância de cerca de um metro da cápsula. O físico explicou que o equipamento possui selênio em seu interior, material que tem 100 vezes menos atividade que o césio, elemento usado nas usinas nucleares. A cada 120 dias, a energia do selênio diminui pela metade, enquanto a do césio leva 30 anos para que o mesmo ocorra.

— Esse material, numa escala decrescente de 1 a 5, pertence a categoria 3 em relação a sua intensidade, o que demanda cuidados para quem manipula — acrescentou Ivan.

Os raios gama do selênio costumam ser usados por indústrias para verificar a qualidade da solda em materiais diversos. Com eles, é possível fazer uma espécie de radiografia dos equipamentos. Segundo Ivan, o selênio foi bastante usado na confecção do gasoduto Brasil-Bolívia, no qual as soldas precisavam de uma garantia para se requisitar o serviço de seguro. O diretor disse ainda que o equipamento não tem valor de mercado, já que sua compra e venda está restrita a um número pequeno de empresas, constantemente fiscalizadas pela comissão.

Bombeiros, Defesa Civil e CNEN trabalham em parceria com a Segurança Pública do estado para resgatar o equipamento. O grupo não acredita na possibilidade de um roubo planejado do material radioativo.

— Trabalhamos com a hipótese de um roubo aleatório, já que aquele é um local conhecido como de risco — disse Sérgio Simões, secretário de Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros.
O delegado titular da 59ª DP (Caxias), Cláudio Vieira, afirmou que estão sendo feitas diligências na região em busca do veículo. Ele afirmou, no entanto, que o fato de o carro não ter GPS dificulta muito o trabalho de localização da polícia.

O diretor da CNEN, Ivan, disse, no entanto, não haver qualquer exigência legal para veículos que façam transporte de materiais radioativos terem GPS:

— A ocorrência desse tipo de problema é baixíssima, embora arriscada quando ocorre. É algo que a gente pode discutir para aperfeiçoar.

O carro, que está identificado com adesivos da empresa, foi roubado na noite de sábado, na Via Dutra, altura da Pavuna, por quatro bandidos armados que fugiram em direção à Avenida Brasil. O veículo, um Renault Logan prata, com placa ENX 3304, de Paulínia (SP), trazia no porta-malas um irradiador com Selênio 75, usado para fazer raio-x de soldas. A empresa pede que qualquer pessoa que encontre o equipamento ligue imediatamente para 3654-6473.

Também podem ser acionados a PM (190), os Bombeiros (193), a Defesa Civil (199), o Disque-Denúncia (2253-1177) e o CNEN (9218-6602 e 2173-2920).
O Globo

Nenhum comentário: