sábado, 5 de maio de 2012

Barco ecológico completa 1ª volta ao mundo feita com energia solar


Turanor Planetsolar chegou a Mônaco nesta sexta (4). Viagem começou em setembro de 2010.
Turanor Planetsolar chegou a Mônaco nesta sexta-feira (4) e se tornou o primeiro barco movido a energia solar a completar uma volta ao mundo. A viagem durou cerca de um ano e meio, já que a embarcação partiu de Mônaco em setembro de 2010.

O catamarã de 31 metros de comprimento e 15 metros de largura viajou em direção ao oeste. Passou pelo Oceano Atlântico, pelo Canal do Panamá, cruzou o Pacífico e fez paradas estratégicas na Ásia até retornar ao Mediterrâneo, onde entrou pelo Canal de Suez, no Egito.

Projetado por um neozelandês e construído na Alemanha, o Turanor Planetsolar tem bandeira suíça, de onde também vem o capitão Raphael Domjan, chefe da tripulação de apenas seis pessoas.

O projeto custou US$ 26 milhões e conta com 500 metros quadrados de painéis fotovoltaicos. Não só é a maior embarcação movida a energia solar no mundo, como tem também a maior bateria carregável, que é segredo industrial.

Mesmo sem a luz solar, consegue navegar por três dias. A velocidade máxima é de 15 km/h, mas a velocidade média é aproximadamente a metade disso. Assim, foram necessários 26 dias para cruzar o Oceano Atlântico.
G1

Nenhum comentário: